fbpx

Viver bem as férias

Há poucas semanas, o Papa Francisco começou o seu tempo de férias que, como tem sido seu hábito, não vai implicar uma saída do Vaticano, permanecendo na sua residência, a casa de Santa Marta. Ficam suspensas as suas atividades normais, como as audiências e missas públicas, mas o seu ritmo diário não sofre grandes alterações. Da parte de pessoas próximas ao Santo Padre, explica-se o que muda nestes tempos: “Muda, pelo contrário, e muito, o tempo que o Papa Francisco dedica à oração, ao estudo, à leitura, a ouvir música, bem como aos temas próprios do seu cargo”.

Aprendamos um pouco deste exemplo para vivermos as nossas férias. Longe dos nossos ritmos habituais, poderemos ter tempo para nos dedicarmos àquilo que, ao longo do ano, nos vamos queixando de não poder fazer devido às nossas ocupações: tempo para rezar, tempo para nos cultivarmos, tempo para a leitura e a arte.

Mas saliento um ponto: “os temas próprios do seu cargo”. A pergunta vai direta ao essencial: Quais são os temas próprios do meu cargo, de quem sou? Fora do trabalho somos pais, mães, filhos, avós, cristãos, amigos… Ocuparmo-nos em sermos mais o que nos define como pessoas na nossa relação com Deus e uns com os outros. Um tempo de qualidade espiritual e humana é tão ou mais importante que o tempo para dormir ou não fazer nada. É um tempo que nos recria e nos ajuda a sentirmo-nos inteiros no que somos mais profundamente.

Com estes desejos, o Secretariado Nacional do Apostolado da Oração deseja a todos os que nos acompanham através das nossas publicações, site, redes sociais, no Passo-a-Rezar ou no Click To Pray, umas ótimas férias!

 

António Valério, sj 

(Secretário Nacional do Apostolado da Oração)

 

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega