Milhares de jovens estão reunidos no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019. Oriundos de continentes distintos, levam a este país da América Central as cores dos seus países, a pronúncia dos seus idiomas, os sons dos cânticos entoados na língua própria de cada nação. Une-os a fé em Jesus, uma alegria contagiante e uma vontade enorme de viver dias únicos no percurso de fé que estão a construir.
Esperam-nos dias muito intensos, repartidos por momentos culturais e celebrações, nomeadamente aquelas que contam com a presença do Papa Francisco: via-sacra, vigília, celebração da Eucaristia… Até dia 27, os olhos dos jovens viram-se para o Panamá. O coração dos jovens está no Panamá!
Entre os participantes houve quem fizesse sacrifícios pessoais para reunir o dinheiro necessário para conseguir participar num evento que, esperam, seja marcante nas suas vidas. Cerca de dois mil jovens decidiram colaborar como voluntários, numa experiência de vida que é também uma experiência de serviço, amor e desinstalação.
Mesmo não marcando presença fisicamente, todos somos convidados a viajar até ao Panamá, unindo-nos a quem está na JMJ através da oração, pedindo a graça de ser Igreja em saída, anunciando com fé viva e com rosto jovem a alegria do Evangelho, para trabalhar na construção da sociedade mais justa e fraterna que sonhamos.
Entre os milhares de pessoas que viajaram para a Cidade do Panamá estão 300 portugueses de 12 dioceses e quatro movimentos. Acompanham-nos seis bispos e 30 voluntários. Também o Presidente da República viaja até ao outro lado do Atlântico, a convite do seu homólogo panamiano.
A presença portuguesa vai fazer-se sentir particularmente na sexta-feira, dia 25, quando o grupo se congregar na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. A participação lusa é particularmente abençoada pela Imagem Peregrina n.º 1 de Nossa Senhora de Fátima, que também percorreu os cerca de oito mil quilómetros entre Portugal e o Panamá. Uma presença que vai ao encontro do convite feito pelo Papa Francisco, para que os jovens rezem o Terço pela Paz.
E se todos aqueles que viajaram até ao Panamá esperam que estes sejam dias especiais, os portugueses esperam-no ainda mais… acalentando trazer na viagem de regresso a missão de organizar a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude. Por isso Portugal está de olhos postos no Panamá… de uma forma muito especial.
Cláudia Pereira