Maio 2024

Reunião de Grupo Mensal

Acolhimento do grupo

Rezamos pela formação integral de religiosas, religiosos e seminaristas. Não basta estudar para ter conhecimentos; é necessário crescer na vida afetiva, espiritual, pastoral e comunitária. Porque, para ser testemunha do Evangelho, é preciso crescer na autenticidade e na coerência. O grupo começa por rezar pelos seminaristas, religiosas e religiosos que se encontram em formação.

Oração com o passo-a-rezar

Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de maio. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomar consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.

 

Introdução

Neste mês de maio, o Papa pede que rezemos para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam na sua caminhada vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.

O anúncio do Reino é missão de todos. Contudo, alguns aceitam o convite de Deus a vivê-lo de tal forma que esta é toda a sua alegria. Estas mulheres e homens são hoje desafiados a apostar numa formação integral, que os torne mestres em humanidade e sábios na vida espiritual. Reza por todos eles, para que, fiéis à sua vocação, ajudem os fiéis no seu seguimento de Cristo.

 

O que diz o Papa Francisco

O Papa Francisco crê que a formação dos consagrados e seminaristas é um instrumento evangélico. Escuta o que o Santo Padre tem para nos dizer:

Hoje em dia, a exigência prioritária é que todo o povo de Deus se prepare para empreender com espírito uma nova etapa da evangelização. E, neste processo, é chamada a desempenhar papel estratégico uma adequada renovação do sistema dos estudos eclesiásticos. Efetivamente estes não são chamados apenas a oferecer lugares e percursos de formação qualificada dos presbíteros, das pessoas de vida consagrada e dos leigos comprometidos, mas constituem também uma espécie de providencial laboratório cultural onde a Igreja se exercita na interpretação performativa da realidade que brota do evento de Jesus Cristo e se nutre dos dons da Sabedoria e da Ciência, com que o Espírito Santo enriquece de várias formas o Povo de Deus: desde o sensus fidei fidelium ao magistério dos Pastores, desde o carisma dos profetas ao dos doutores e teólogos.

 

Proposta de reflexão e meditação

Vivemos uma crise de liderança. Precisamos de líderes na nossa Igreja e, para isso, há que formá-los. Junta-te ao Papa nesta sua intenção. Reza por todos aqueles que se consagram ao Senhor e pergunta-te de que forma podes ajudar na sua formação.

Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.

 

Oração

Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo,
disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.

 

Dinâmica de partilha

A resposta à vocação à vida religiosa e ao sacerdócio exige um processo longo, até à maturidade cristã. Em que medida os membros do grupo participam na formação destes jovens? Alguns colaboram na paróquia, nos grupos do Apostolado da Oração, numa comunidade da Rede Mundial de Oração do Papa? Como os acolhemos?

 

Oração conclusiva

Terminada a partilha, convida-se o grupo a rezar esta oração: «Senhor Jesus, pedimos-te pelas religiosas, religiosos e seminaristas em formação, para que amadureçam a sua vocação com autenticidade: dá-lhes fortaleza e um coração generoso, para se entregarem com ardor ao serviço de Deus no meio de nós. Guia a sua formação com os dons do teu Espírito de sabedoria e de santidade».

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega