Abril 2024

Reunião de Grupo Mensal

PELO PAPEL DAS MULHERES

1. Acolhimento do grupo

A intenção de oração deste mês leva-nos a rezar pelo respeito da dignidade das mulheres na sociedade. Reconhecer o valor e a riqueza das mulheres é o primeiro passo para lutar contra a sua discriminação. O grupo começa, assim, por tomar consciência dos preconceitos e estereótipos que afetam a dignidade e o valor das mulheres.

2. Oração com o passo-a-rezar

Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de abril. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomarem consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.

Introdução

Neste mês de abril, o Papa pede que rezemos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.

A nossa cultura tem traços que fazem com que seja mais difícil para as mulheres prosseguirem o seu rumo e alcançarem os seus objetivos. Mesmo quando não há preconceito, há determinadas expectativas que enviesam o campo. Abre o teu coração a esta realidade e reza com toda a Igreja pela intenção do Papa.

O que diz o Papa Francisco

Escuta o que o Papa Francisco tem a dizer sobre a discriminação das mulheres:

Não podemos permanecer em silêncio face a este flagelo do nosso tempo. A mulher é usada. Sim, aqui, nesta cidade! Pagam-te menos porque és mulher. Depois, ai de ti se te apresentares com barriga, porque se te virem grávida não te dão emprego; aliás, se no trabalho virem que ela começa a crescer, mandam-te embora. É importante ver esta realidade, é um flagelo. Não deixemos sem voz as mulheres que são vítimas de abuso, exploração, marginalização e pressão indevida, como estas que mencionei com o trabalho. Sejamos a voz da sua dor e denunciemos com força as injustiças às quais estão sujeitas, muitas vezes em contextos que as privam de qualquer possibilidade de defesa e de resgate. Mas dêmos também espaço às suas ações, que são natural e poderosamente sensíveis e orientadas para a tutela da vida em todos os estados, em todas as idades e em todas as condições.

Proposta de reflexão e meditação

As mulheres são simultaneamente discriminadas e profetas de outra realidade. Relê a tua vida e vê se com as tuas palavras e gestos perpetuas a injustiça. Olha para as mulheres da tua vida e agradece aquelas que são luz de Deus, sinais do Reino entre nós. Reconhece o seu valor e promove a sua presença.

Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.

Oração

Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.

3. Dinâmica de partilha

Muitas vezes, as oportunidades entre homens e mulheres são desiguais, seja em empregos e ordenados, em responsabilidades políticas e até na educação. Os membros do grupo partilham casos em que isto se verifica e como se pode ser promotor de uma nova forma de agir. De seguida, cada um diz o nome de mulheres que são luz de Deus e sinais do Reino entre nós.

4. Oração conclusiva

No cristianismo, a maior criatura da história é, de facto, uma mulher: Maria, a Mãe de Jesus. Assim, como oração conclusiva, o grupo reza uma «Avé-Maria», pedindo por todas as mulheres e pelo seu empenho na construção de uma sociedade mais humana, segundo os valores do Evangelho.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega