fbpx

O MEJ na Igreja

A tarefa específica do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) no espaço eclesial é de educar os adolescentes e jovens sobre o sentido de pertença e permanência na Igreja. Por isso acolhe-os numa etapa transitória, da sua adolescência e juventude, incutindo-lhes condutas de vida cristã, propondo experiências de vida eucarística que os preparam e capacitam para o seu compromisso como cristãos adultos.

O MEJ não atua para si mesmo, mas está ao serviço da Igreja universal e em comunhão com as estruturas pastorais das paróquias e dioceses. À semelhança da Rede Mundial de Oração do Papa, tem nas intenções mensais de oração do Santo Padre uma ferramenta para despertar para a sensibilidade das realidades humanas que nos levam à missão de compaixão pelo mundo.

O MEJ oferece à Igreja o que é próprio da sua espiritualidade eucarística, vinculando-a aos diversos Carismas, Serviços e Movimentos existentes em cada realidade eclesial. A Palavra e a Comunhão fazem dos jovens alimento que anima as suas comunidades. O dinamismo do MEJ assenta nos três pilares que temos vindo a referir: ESCUTA DA PALAVRA, EUCARISTIA, MISSÃO.

A ligação hierárquica e pastoral à Igreja é compreendida e está inserida a partir da sua pertença à Rede Mundial de Oração, que tem como cabeça o Papa, que entregou essa obra apostólica aos cuidados da Companhia de Jesus. O Diretor Internacional é nomeado pelo Santo Padre, com base na proposta do Superior Geral da Companhia de Jesus.

O MEJ é um movimento da Igreja e conta com o apoio de muitas paróquias, assim como de Congregações religiosas, masculinas e femininas, além de colégios laicos de inspiração cristã e católica, alguns dos quais fazem do MEJ a sua opção pastoral para os jovens.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega