fbpx

Setembro 2024

Reunião de Grupo Mensal

1. Acolhimento do grupo

O mês de setembro começa com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Podemos dizer que este é o mês do Tempo da Criação, seguindo o Movimento Encíclica Laudato si. Esta intenção destaca a necessidade urgente de tomar medidas para proteger o meio ambiente. O grupo começa por tomar consciência da importância do planeta Terra para a vida das próximas gerações.

2. Oração com o Passo-a-Rezar

Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de setembro. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomar consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.

Introdução

Neste mês de setembro, o Papa pede que rezemos para que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes ambientais e da crise climática, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos.

Somos testemunhas de uma crise social e ambiental sem precedentes. Para cuidar da nossa casa comum, é necessária uma autêntica conversão, começando pelo coração de cada um, uma conversão com impacto real no nosso estilo de vida. Desta forma, um por um, grão a grão, podemos mudar os modelos de produção e consumo que desfiguram a Criação de Deus.

O que diz o Papa Francisco

O Papa Francisco identifica duas palavras-chave no cuidar da casa comum, no traçar de um novo itinerário para a Humanidade que responda adequadamente à confiança de Deus quando nos criou e nos ofereceu este planeta. Escuta as suas palavras:

Desejo meditar sobre duas palavras-chave: o bem viver ou o viver bem e a harmonia. Viver bem não é o «dolce far niente», a «dolce vita» da burguesia «destilada», não, não! É viver em harmonia com a natureza, saber procurar, não o equilíbrio, mas mais do que o equilíbrio, a harmonia, que é superior ao equilíbrio. O equilíbrio pode ser funcional, a harmonia nunca é funcional, é soberana em si mesma.

Saber mover-se em harmonia: é isto que oferece a sabedoria a que chamamos bem viver. A harmonia entre uma pessoa e a sua comunidade, a harmonia entre uma pessoa e o meio ambiente, a harmonia entre uma pessoa e toda a criação.

Proposta de reflexão e meditação

Quando confrontado com o grito da Terra, talvez sintas com demasiada força a tua pequenez. Afinal, que impacto terá a tua conversão pessoal no estado do mundo? Ela terá o impacto do testemunho, aquela força agregadora que desencadeou um grupo de seguidores de Cristo, irrelevante nos inícios e que rapidamente arrastava multidões. Confia no Evangelho! Assume a missão que Deus te dá de cuidar da sua Criação.

Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.

Oração

Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.

3. Dinâmica de partilha

Diz o Papa que o melhor ponto de partida da consciencialização ecológica é a conversão pessoal e comunitária. É ela que gera mudanças de mentalidade e de atitude nas pessoas e nas sociedades. Cada membro do grupo é convidado a partilhar como pode contribuir para uma vida mais sustentável.

4. Oração conclusiva

Ao finalizar a reunião, convida-se o grupo a rezar esta oração preparada pelo Movimento Laudato si’: «Deus providente, ajuda-nos a reunir os diferentes campos do conhecimento, incluindo a economia, e promover novos modelos de desenvolvimento integral. Que trabalhemos por um novo paradigma económico ao serviço do bem comum, não deixando ninguém para trás».

 

Imagem de Stephanie Cordonnier por Pixabay

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega