fbpx

Dezembro 2024

Reunião de Grupo Mensal

1. Acolhimento do grupo

O Papa Francisco convocou um Jubileu para o Ano Santo de 2025. Tem como tema: «Peregrinos da Esperança» e a porta santa de Roma será aberta este mês de dezembro. O grupo começa por pensar como só podemos ser peregrinos da esperança se encontramos Cristo na nossa vida quotidiana.

2. Oração com o Passo-a-Rezar

Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de novembro. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomarem consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.

Introdução

Neste mês de dezembro, o Papa pede que rezemos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã. Foi no ano 1300 que o Papa Bonifácio VIII proclamou o primeiro ano santo. Primeiro de cinquenta em cinquenta anos, agora com a periodicidade de vinte e cinco, é grande a devoção do povo de Deus a este dom especial da graça, marcado pelo perdão dos pecados e expressão da misericórdia de Deus. Junta-te a este ano de festa da Igreja, rezando pela intenção do Papa Francisco.

O que diz o Papa Francisco

Ao proclamar o jubileu de 2025, o Papa Francisco afirmou:

Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. O Jubileu poderá favorecer imenso a recomposição dum clima de esperança e confiança, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência. Por isso escolhi o lema Peregrinos de esperança. Tudo isto será possível se formos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, se não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna de seres humanos.

Proposta de reflexão e meditação

Este ano jubilar deve reforçar os nossos laços como humanidade. Como tens cuidado das tuas relações? Pergunta-te se não seria bom peregrinares até Roma, atravessar a Porta Santa e venerar as relíquias dos Apóstolos Pedro e Paulo. Esta prática espiritual poderá ser um renovar da graça e um marco na tua relação com Deus. Caso não o possas fazer, junta-te em oração a esta peregrinação da Igreja universal. Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.

Oração

Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.

3. Dinâmica de partilha

A vida, na perspetiva cristã, não é uma caso, mas uma peregrinação. Como qualquer caminho, implica desafios, provas e obstáculos que precisam de ser superados para chegarmos à meta, que é uma vida com sentido. O grupo partilha como é que Cristo ressuscitado faz parte do caminho de cada um e é fonte de esperança.

4. Oração conclusiva

Terminada a partilha, o grupo faz suas as palavras do Papa Francisco, que pede bênçãos para a Igreja neste Ano Jubilar ordinário de 2025: «A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos de Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor. A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Ámen».

 

© Dagnija Berzina (Unsplash.com)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega