Sagrada Família de Jesus, Maria e José (Festa)
Tal como Jesus, também nós vimos ao mundo no seio de uma família; tal como Jesus, seremos chamados a assumir uma missão particular, guiados pelo Espírito; tal como Jesus, essa missão não nos deve levar a esquecer a família.
Todos nós, mais cedo ou mais tarde, sairemos do lar de nossos pais e arriscaremos voar em vidas cada vez mais autónomas. Mas não devemos esquecer-nos do caminho de casa, pois a família faz parte da nossa história: nós estamos ligados a ela e há uma graça particular para ser vivida e partilhada em família. Não a ignoremos nem a desperdicemos, pois é uma graça para viver juntos. E a graça do Senhor não pode ser desperdiçada
Este domingo, se ainda não estivemos com os nossos pais, procuremos a sua companhia. Se eles já estiverem com o Pai, rezemos por eles. Se estamos desavindos, tentemos encontrar forças para perdoar ou pedir perdão ou, pelo menos, começar o processo de cura.
Tiremos proveito da graça de termos uma família. Nenhum de nós chegou ao mundo sozinho e ninguém tem uma história sem família. Vivamos esta graça.
Gen 15, 1-16; 21, 1-3 / Slm 104 (105), 1b-6.8-9 / Hebr 11, 8.11-12.17-19 / Lc 2, 22-40 ou 2, 22.39-40