Domingo IV da Páscoa – Ano C / Domingo do Bom Pastor / Último Dia da Semana de Oração pelas Vocações / 1.º Dia da Semana da Vida
Fazemos parte do «pequenino rebanho de fiéis» cujo Bom Pastor celebramos neste domingo, suplicando a Deus que faça crescer o número dos pastores na sua Igreja. Hoje, é o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, criado há sessenta anos (11 de abril de 1964) pelo Papa Paulo VI. Supliquemos ao Bom Pastor das nossas almas que santifique e fortaleça os chamados a apascentar, pela palavra e pelos sacramentos, quantos andam dispersos, desconhecedores, indiferentes ou adversos aos caminhos da salvação.
O Bom Pastor procura a ovelha perdida, ama o seu rebanho, conhece pelo nome cada membro dos destinatários da mensagem do Evangelho, dá-se a conhecer e a reconhecer a quem o procura, defende, protege e dá a vida pelos humanos crentes e pelos que não acreditam. A todos chama à sua amizade e ao conhecimento da sua pessoa e doutrina.
Jesus é o Bom Pastor – Cordeiro imolado – que busca a ovelha perdida, representado com um cordeiro aos ombros, cheio de misericórdia e ternura. «O Senhor é meu pastor, nada me falta». «Somos o povo de Deus, ovelhas do seu rebanho». Ele enxuga as lágrimas dos nossos olhos. Mesmo nas nossas quedas, caímos nas suas mãos carinhosas. Liberta-nos, protege-nos, caminha à nossa frente, vai ao nosso lado, está atrás de nós a incitar-nos a avançar. Somos objeto do seu amor permanente, sempre atento e caloroso.
A Igreja necessita de vocações de seguidores de Cristo apaixonados pela sua pessoa e dedicados de todo o coração à pastoral, pessoas que, totalmente votadas ao serviço de evangelização, «se deixem impregnar pelo cheiro das ovelhas». Confiando que somos escutados e atendidos, rezemos assiduamente a pedir que os pastores e guias espirituais das comunidades cristãs voltem a crescer em número e em santidade, que saibam escutar e transmitir com fidelidade e entusiasmo a Palavra do único verdadeiro Pastor divino das nossas almas.
At 13, 14.43-52 / Slm 99 (100), 2.3.5 / Ap 7, 9.14b-17 / Jo 10, 27-30