Dia 1 | Domingo

Meditação diária

Domingo IV do Tempo Comum – Ano A / Dia da Universidade Católica Portuguesa

São Mateus apresenta-nos as Bem-aventuranças (5, 1-12). É o início do Sermão da Montanha (5, 1 – 7, 29) em que Jesus expõe o espírito novo do reino de Deus, o exercício da cidadania desse Reino. Deste Sermão far-se-ão leituras também nos cinco Domingos seguintes do Tempo Comum.

Cada Bem-aventurança apresenta a fórmula «Bem-aventurados…, porque…». A primeira parte da fórmula é a situação que o ser humano está a viver. Pode ser essencialmente sofrida: «os que choram», «os que sofrem perseguição». Mas também pode ter um aspeto ativo, quanto a si próprio: «os pobres em espírito», «os humildes», «os puros de coração». Ou então um aspeto ativo, relativamente aos outros e à coletividade: «os misericordiosos», «os que têm fome e sede de justiça», «os que promovem a paz». A segunda parte da fórmula é a intervenção de Deus. Deus atua com base na sua força: opera a reviravolta, oferece a recompensa.

Já o profeta Sofonias falava nesta linha das Bem-aventuranças: a mostra da boa atitude (a humildade), a
luta pela boa causa (a justiça). São situações a que o Senhor responde com a sua recompensa de abundância e de paz: «terão pastagem e repouso, sem ninguém que os perturbe».

São Paulo (1.ª Coríntios) vai também na linha das Bem-aventuranças. Acentua a transformação (reviravolta) operada por Deus naquele que se abre ao seu toque. Enfatiza o contraste entre o ponto de partida em que a pessoa estava e o ponto a que Deus a faz chegar. O ponto de partida: «Vede quem sois vós, os que Deus chamou: não há muitos sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos». O ponto de chegada: «Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo… o que é fraco… o que nada vale aos olhos do mundo». O objetivo de Deus é claro: que ninguém se glorie naquilo que é ou tem; mas que todos se gloriem no Senhor, se, de facto, pensam gloriar-se. Cada um reconheça o que Deus faz em si. Destaque-se a graça de Deus e viva-se com um coração agradecido.

Sof 2, 3; 3, 12-13 / Slm 145 (146), 7.8-9a. 9bc-10 / 1 Cor 1, 26-31 / Mt 5, 1-12a

Seleccione um ponto de entrega