“Não deixemos sozinhos os idosos, não os abandonemos à margem da vida”. O pedido é do Papa aos jovens e consta na Mensagem para III o Dia Mundial dos Avós e Idosos, que se celebra no próximo domingo, 23 de julho. O Santo Padre afirma que esta é a vontade de Deus, exortando ainda os jovens a alegrar o coração dos mais velhos e a extraírem a sabedoria das suas experiências.
Francisco assinala que, este ano, regista-se uma proximidade estupenda entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude, recordando que no tema de ambas sobressai a “pressa” de Maria quando visita Isabel, levando-nos a refletir sobre a ligação entre jovens e idosos.
“O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior”, refere o Papa no texto, acrescentando que a presença dos jovens “abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que [os idosos] viveram e se vão realizar os seus sonhos”.
Presença preciosa nas famílias e na Igreja
O Santo Padre salienta que é preciosa a presença dos idosos nas famílias e nas comunidades. “São os idosos que nos transmitem a pertença ao santo Povo de Deus. A Igreja e de igual modo a sociedade precisam deles”, os idosos “entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro. Honremo-los, não nos privemos da sua companhia nem os privemos da nossa. Não permitamos que sejam descartados”.
Francisco prossegue explicando que o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso, renova o convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para que celebrem este dia, colocando no centro a alegria transbordante de um renovado encontro entre jovens e idosos.
Aos jovens que estão a preparar-se para partir para Lisboa ou que viverão a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, Francisco diz: “antes de sairdes para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho. A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro”. Aos idosos pede que acompanhem “com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ”.
#RezemosJuntos pelos Avós e Idosos