fbpx

Leigos reúnem em Viseu para Encontro Nacional

A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) organiza, a 18 de novembro, em Viseu, o 4º Encontro Nacional de Leigos. Constituída por associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, incluindo o Apostolado da Oração, a CNAL promove um dia de “conferências gerais sobre a esperança, a justiça e a paz” e ateliers que contam com a presença de “um leque de mais de 50 oradores internacionais e nacionais”, proporcionando uma “oportunidade única de inspiração”, como refere a organização no convite para o encontro.

A programação do Encontro Nacional inclui, de 19 de outubro a 16 de novembro, o Festival de Cinema, que decorre às quintas-feiras, às 21 horas, nos cinemas do centro comercial Palácio do Gelo.

“Através de diferentes obras, autores e abordagens”, a organização do Encontro Nacional pretende levar os espectadores a refletir “sobre a realidade e a humanidade, no drama da sua complexidade e das suas contradições, como fecundas e portadoras de mistério e de promessa, onde é possível a entrega radical e o bem maior”.

A 19 de outubro, é projetado o filme ‘O Homem que viu o Infinito’ (2016), de Mathew Brown; a 26 de outubro, é apresentado o filme-documentário ‘Os olhos de André’ (2015), de António Borges Correia; a 2 de novembro, é exibida a película ‘Terra Prometida’ (2012), de Gus van Sant; a 9 de novembro, é a vez do filme ‘O Herói de Hacksaw Ridge’ (2016), de Mel Gibson; e a 16 de novembro, o último dia do Festival de Cinema, é exibido o filme ‘Dos Homens e dos Deuses’ (2010), de Xavier Beauvois, vencedor do Grande Prémio do Festival de Cannes, de 2010. A projeção de filmes procura indicar um “percurso de contemplação, de reflexão e de festa, a culminar no Encontro Nacional do dia 18 de novembro”.

Na véspera do Encontro Nacional, a 17 de novembro, Samuel Úria apresenta-se em concerto na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, às 21 horas. Destinado aos participantes mais jovens, o concerto marca o lançamento do Encontro Nacional.

Sob o tema ‘Este é o tempo para esperar contra toda a esperança, para trabalhar pela justiça e pela paz, para amar as pessoas, para amá-las uma a uma’, o 4º Encontro Nacional de Leigos reúne, em Viseu, “todos os homens e mulheres, de todas as idades e condições, de norte a sul de Portugal”, que acreditem que “a comunhão abre caminhos amplos para servir a pessoa inteira e construir uma sociedade melhor”.

As sessões da manhã, dedicadas aos temas ‘A esperança que trazemos em nós’ e ‘O trabalho pela justiça e pela paz’, decorrem na Sala de Congressos da Expocenter de Viseu. Durante a tarde, têm lugar, em diversos espaços viseenses, como o Auditório do Centro Pastoral Diocesano ou o Auditório Mirita Casimiro, ateliers sobre ‘Meios, lugares e tempo para a esperança, para o trabalho pela justiça e pela paz, para o amor’.

O Encontro Nacional de Leigos encerra com uma Eucaristia celebrada na Sé de Viseu, às 19 horas.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega