O Apostolado da Oração, que nos seus primórdios era conhecido entre nós como «Liga do Coração de Jesus e da Comunhão Reparadora», estabeleceu as suas raízes no arquipélago de Cabo Verde no ano de 1892.
Estamos em 2017 e, por isso, este ano se celebra o 125.º aniversário da sua fundação. Tendo o Cardeal D. Arlindo Furtado, Bispo da diocese de Santiago, convidado o P. Manuel Morujão para orientar o retiro e um curso de formação aos seus Padres, foi também a ocasião deste sacerdote orientar uma tarde e uma manhã de reflexão, nos dias 11 e 12 de fevereiro, para membros do Apostolado da Oração.
Estes encontros tiveram lugar no Centro Paroquial de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, onde é Pároco o P. António Manuel Silves Ferreira (Padre Ima) e Vigário Paroquial o P. Edson Faria Bettencourt, sendo a Dra. Elísia Veiga a Presidente do Apostolado da Oração.
Cerca de 200 pessoas participaram, entre Associados e Zeladores, mostrando vivo interesse em renovar o Apostolado da Oração, a Rede Mundial de Oração do Papa. Esteve também presente um grupo de crianças e jovens da Cruzada Eucarística.
Com vista à desejada renovação, o Bispo da Diocese de Santiago, D. Arlindo Furtado, nomeou recentemente para Diretor Diocesano do Apostolado da Oração o P. Joaquim Brito, que é o Superior dos Missionários do Espírito Santo em Cabo Verde.