fbpx

Dia 27 | Domingo

Meditação diária

Domingo II da Páscoa – Ano C

Segundo domingo de Páscoa, dia da Divina Misericórdia. Somos exortados a ser «misericordiosos como também o vosso Pai é misericordioso». Recordamos as parábolas da ovelha perdida, da dracma perdida, do filho pródigo/perdido. Lembramos a bem-aventurança dos misericordiosos, «porque alcançarão misericórdia». Procuremos pôr em prática esta forma de imitar a misericórdia divina!

Hoje, no Evangelho, Jesus repete três vezes: «A paz esteja convosco». É mensagem pascal para os discípulos e para quantos acreditam que o Ressuscitado nunca nos deixa sozinhos. Na ausência e na presença de Tomé, Jesus mostra-se marcado na carne pelas cicatrizes da Paixão, demonstrando que é o mesmo e que é pela cruz que se chega à vitória sobre a morte.

Temos dúvidas de fé? As dúvidas devem ser caminho para que se reze, se estude, se peça ajuda. Se não as conseguimos superar, vivamos como se as não tivéssemos, continuando fiéis às práticas de piedade aconselhadas pela Igreja. Tomemos São Tomé por padroeiro. Tomé, que acreditou depois de ter visto. Se acreditarmos sem ver, iremos adquirindo olhos para ver o invisível!

At 5, 12-16 / Slm 117 (118), 2-4.22-24. 25-27a / Ap 1, 9-11a.12-13.17-19 / Jo 20, 19-31

Seleccione um ponto de entrega