fbpx

Para crescer na compaixão pelo mundo

Junho 2025 – Intenção do Papa

Rezemos para que cada um de nós encontre consolo na relação pessoal com Jesus e aprenda do seu Coração a compaixão pelo mundo.

ORAÇÃO

Senhor,
hoje procuramos a companhia do teu terno Coração,
procuramos-te a ti, que tens palavras
que fazem arder o peito,
que derramas compaixão sobre os mais pequenos e pobres,
os que sofrem e sobre todas as misérias humanas.
Desejamos conhecer-te melhor,
contemplar-te no Evangelho,
estar contigo e aprender de ti,
da caridade com que te deixaste tocar por todas as pobrezas.
Dá-nos, Tu que nos mostraste o amor do Pai
amando-nos sem medida com o teu Coração divino e humano,
a graça do encontro contigo,
de um encontro que mude,
modele e transforme os nossos planos;
para que só te busquemos a ti,
em todas as circunstâncias,
na oração, nos trabalhos, nos encontros
e na rotina diária.
Sê para nós fonte de onde brota toda a consolação.
Ámen.

Este mês rezemos para que cada um de nós encontre consolo na relação pessoal com Jesus e aprenda do seu Coração a compaixão pelo mundo. Este mês de junho, a intenção de oração do Papa está centrada na promoção da compaixão pelo mundo através de uma relação pessoal com Jesus, exprimindo o seu desejo de fomentar um amor e uma solidariedade mais profundos, inspirados no Coração de Jesus.

Num mundo marcado pelo sofrimento, pela injustiça e pela divisão (Passo 3 de «O Caminho do Coração»), a compaixão inspirada pelo Coração de Jesus é crucial para curar feridas e construir pontes (Passo 8). O Papa chama-nos a ser instrumentos de consolação e esperança, levando esperança aos que sofrem e trabalhando pela justiça e pela paz. A compaixão é uma resposta aos desafios do mundo.

Que o mês do Coração de Jesus seja dedicado a pedir a graça de crescer em compaixão pelo mundo. O Jubileu do Coração de Jesus, em Paray-le-Monial, cujo tema é «responder com amor ao amor», recorda-nos que, ao experimentar o amor incondicional de Jesus, somos chamados a responder com um amor igualmente generoso para com Deus e para com os nossos próximos.

A nossa resposta é estarmos disponíveis para uma missão de compaixão pelo mundo, tendo em vista uma sociedade mais justa e fraterna. A compaixão não é apenas um sentimento; é uma ação que busca aliviar o sofrimento e promover a dignidade humana.

Este mês somos convidados a fazer acompanhar a nossa compaixão de gestos concretos que abordem as raízes da pobreza, da desigualdade e da exclusão, contribuindo assim para a construção de um mundo mais justo e solidário.

ATITUDES

Fortalecer a nossa relação com Jesus
Dás tempo suficiente à tua relação com Jesus? Somente no Coração daquele que te ama como ninguém encontrarás as respostas a todas as tuas perguntas e poderás irradiar alegria à tua volta.

Rezar com o Evangelho
Como cuidas da tua oração? Só Ele tem a Palavra que pode consolar-te plenamente. Entra em profundidade na oração e recebe a ternura do coração de Cristo, rezando com o Evangelho, para assim poderes entregá-la àqueles que Jesus te confia.

Abrir o nosso coração ao Senhor
Abres o teu coração a Jesus com confiança? Sentes medo diante dos seus convites? Não temas a sua ternura, que só quer o que te fará plenamente feliz, a ti e àqueles que Ele te confia.

Permanecer n’Ele
Passa tempo com Jesus para o conheceres melhor, amá-lo mais e segui-lo. O que podes alterar na tua agenda para estar com Jesus? Encontrarás todo o Amor que precisas no seu Coração compassivo.

Cultivar a compaixão
Que gestos concretos de amor podes oferecer às pessoas com quem te cruzas diariamente? Pensa naqueles de quem poderias cuidar melhor. A compaixão que Ele te dá neste jubileu do seu Coração é para ser partilhada.

Seleccione um ponto de entrega