fbpx

Visitar o Coração

Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo”. (Papa Francisco)1

O Evangelho de Lucas diz-nos que o Senhor chora às portas de Jerusalém e se lamenta com tristeza: «não aproveitaste a oportunidade que Deus te dava» (Lc 19, 44). O Coração de Jesus expressa a sua dor por aqueles que ama e que não o reconheceram.

Este relato pode ajudar-nos a perguntar se estamos atentos à passagem do Senhor pela nossa vida, se reconhecemos como Deus nos «visita» naquilo que vivemos diariamente. Pergunta que nos abre à experiência da releitura espiritual, pedra fundamental no percurso que propõe «O Caminho do Coração».

A releitura espiritual une-nos de uma forma cada vez mais estreita ao Senhor e revela-nos o olhar que Ele tem sobre as coisas que vivemos. Na prática, é um espaço que criamos no nosso dia para nos distanciarmos dos acontecimentos diários, para os passarmos pelo nosso coração descobrindo o que deixaram nele. É um momento de oração que podemos fazer ao fim do dia ou noutro momento que nos ajude mais a visitar o coração e a reconhecer o que nele habita. É uma forma de rezar com a nossa própria vida, com as coisas do quotidiano, olhando-as sob o olhar do Senhor e reconhecendo como, através delas, o Senhor nos visita e se torna próximo.

«O Caminho do Coração» propõe a releitura espiritual (ou o exame diário) como pedra fundamental da relação pessoal com o Senhor, que nos ajuda a crescer em intimidade, refletindo sobre a nossa resposta à sua presença amorosa. «É isso que o Evangelho exprime no olhar de Maria, que olhava com o coração. Ela foi capaz de dialogar com as experiências que conservava, meditando-as no seu coração, dando-lhes tempo: simbolizando-as e guardando-as no seu interior para as recordar».2

Em que momentos o Senhor me visitou hoje? Parar e recordar as coisas ajuda-nos a centrar no que é importante, a acolher – do que vivemos – o que nos conduz à vida e a deixar cair o que não nos ajuda a uma vida plena. «Ao não se dar o devido valor ao coração, desvaloriza-se também o que significa falar a partir do coração, agir com o coração, amadurecer e curar o coração. Quando não se consideram as especificidades do coração, perdemos as respostas que a inteligência por si só não pode dar, perdemos o encontro com os outros, perdemos a poesia. E perdemos a história e as nossas histórias, porque a verdadeira aventura pessoal é aquela que se constrói a partir do coração. No fim da vida, só isto contará».3 

«O Caminho do Coração» oferece-nos um guia simples para a releitura espiritual diária:

Obrigado: olhar de novo para o que foi vivido com gratidão e reconhecer a presença do Senhor em cada pormenor, grande ou pequeno, num sorriso, num gesto de amor, nas pessoas, nos lugares, nos encontros e nos trabalhos que me deram a vida ou que deram vida a outros. Dar graças por isso.

Perdão: pedir luz para reconhecer com humildade nas minhas ações a falta de acolhimento do amor do Senhor, aquelas oportunidades em que as minhas ações demonstraram pouco amor, onde amei pouco e poderia ter amado mais. Pedir perdão por isso.

Amanhã: lançar-me para o que vem com generosidade, olhar para os meus propósitos, decidir como quero e desejo viver amanhã, considerando o que descobri hoje no meu coração. Pedir ajuda para o viver.

«E é aqui que surge o coração, que “guarda as tonalidades afetivas fundamentais, […] trabalha como ‘guardião da tonalidade afetiva fundamental’. O ‘coração’ ouve não-metaforicamente a ‘voz silenciosa’ do ser ao deixar-se afinar e determinar por ela”».4

O seguimento de Cristo baseia-se na relação pessoal com Ele, descobrindo e acolhendo a sua ação e a sua presença na nossa vida concreta.

1 Francisco – Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual Evangelii gaudium, n. 3.

2 Francisco – Carta Encíclica sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Dilexit nos, n. 19.

3 Dilexit nos, n. 11.

4 Dilexit nos, n. 16.

Bettina Raed | Vice-diretora internacional da Rede Mundial de Oração do Papa

(In Mensageiro do Coração de Jesus, fevereiro de 2025)

© Nick Kimel (Unsplash.com)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega