Decorre, de 18 a 25 de janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que tem como tema “Amarás o Senhor teu Deus…e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10, 27”. Este ano, os materiais para esta Semana de Oração foram preparados por uma equipa ecuménica no Burquina Faso, coordenada pela Comunidade (ecuménica francesa) Chemin Neuf.
Em Portugal, o guião foi preparado e editado pela Conferência Episcopal Portuguesa e pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs. Os subsídios foram preparados e publicados em conjunto pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e pelo Conselho Mundial de Igrejas e podem ser descarregados aqui.
Este mês, a intenção de oração do Papa é pelo dom da diversidade na Igreja. Francisco diz, na edição de janeiro de O Vídeo do Papa, que “não devemos ter medo da diversidade de carismas na Igreja” e pede que “rezemos ao Espírito para que nos ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais dentro da Igreja Católica.
O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, agora com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).
Redacção/Ecclesia