A Companhia de Jesus apresenta, esta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o Ponto SJ (www.pontosj.pt), um portal que será um ponto de encontro para as obras dos Jesuítas em Portugal.
O portal, destinado a promover o diálogo no espaço público, será, de acordo com José Maria Brito, sj, “um espaço de reflexão, opinião e comentário que contribuirá para o enquadramento de temas pertinentes da atualidade em áreas como Política, Fé, Justiça, Cultura e Educação”. O representante do Gabinete de Comunicação dos Jesuítas em Portugal destaca o leque de colaboradores que, diariamente, vão publicar artigos no portal: Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim de Azevedo, Clara Almeida Santos, Carla Quevedo, Jacinto Lucas Pires, Joana Rigato, João Labareda, Alfredo Teixeira, Irmã Irene Guia, P. Nuno Amador e P. Gonçalo Portocarrero, entre outros, nomeadamente vários jesuítas.
O Ponto SJ vai, ainda, publicar, aos Domingos, “uma proposta de aproximação à Bíblia” produzida pela Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém (Dominicanos) no âmbito do projeto PRIXM, “uma iniciativa que visa dar a conhecer a forma como a Bíblia deixa uma marca indelével na cultura, esclarecendo, ao mesmo tempo, o sentido de alguns dos seus textos”.
“Vivemos um tempo em que a possibilidade de diálogo aberto e construtivo, capaz de assumir positivamente a pluralidade, está afetada pelo uso de uma linguagem populista, extremada e excessivamente identitária, que impede a escuta e a disponibilidade para compreender a posição do outro”, explica José Maria Brito, sj. “Acreditamos que são necessários espaços que promovam ‘um clima temperado’, em que seja possível conversar e olhar para a realidade com largueza de horizonte e espírito crítico”. O Ponto SJ assume o ponto de vista gerado pelo vínculo à “tradição cristã e à Companhia de Jesus” e faz a “ponte com esferas e grupos diferentes e mais distantes da sociedade”.