O Papa Leão XIV reconheceu e agradeceu o trabalho que a Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) tem desenvolvido em prol dos desafios da Humanidade e da missão da Igreja e pediu que os seus principais projetos – O Vídeo do Papa e o Click To Pray – sejam reconfigurados de modo a cumprirem de forma mais intensa e profunda uma missão de compaixão pelo mundo. A informação foi avançada pelo diretor internacional da RMOP, P. Cristóbal Fones, sj, no Encontro Europeu de Diretores e Coordenadores desta obra pontifícia, que decorreu na Casa da Torre, em Soutelo, Vila Verde.
Na audiência com o P. Cristóbal Fones, o Santo Padre sugeriu uma maior articulação da RMOP com o Dicastério da Comunicação da Santa Sé, reforçando assim a identidade e missão desta obra pontifícia.
Unidos na missão e na amizade
Neste encontro em Portugal, que reuniu cerca de 40 pessoas de 18 países, partilharam-se iniciativas desenvolvidas em cada país no âmbito da missão da RMOP, mas sobretudo estreitaram-se laços de amizade. Estes dias foram uma oportunidade para os diretores e coordenadores europeus se conhecerem, rezarem juntos, partilharem experiências e definirem estratégias comuns para a RMOP e para o Movimento Eucarístico Juvenil. Cada país tem as suas especificidades, mas há uma identidade comum que ficou impressa em cada participante. A presença do P. Vitaliy Osmolovskyy, sj, diretor da RMOP Ucrânia, foi particularmente consoladora.
Uma das decisões tomadas neste Encontro passa pela criação de uma equipa europeia de coordenação, que promova mais o trabalho em rede com todos os países. Esta equipa estará afeta ao coordenador europeu, P. António Sant’Ana, sj.
Na missa conclusiva do Encontro, o P. Cristóbal Fones, sj recordou que esta obra pontifícia serve toda a Igreja e a missão de Cristo. Cada equipa nacional faz a sua parte com zelo e dedicação, para responder aos desafios do mundo, expressos nas intenções de oração do Santo Padre. Leão XIV realçou a importância da RMOP promover não só as intenções mensais, mas também as que semanalmente são enunciadas nas audiências gerais e nas orações do Angelus.
O diretor internacional da RMOP sublinhou ainda a importância das dioceses dos diferentes países assumirem a oração como forma de apostolado, propondo a partilha das intenções mensais do Papa como um conteúdo prático desta mesma oração.
Maior desafio da Humanidade é a paz
O P. Cristóbal Fones, sj insistiu na necessidade de mobilizar os cristãos a responder aos desafios da humanidade e da missão da Igreja através da oração, do serviço e da formação espiritual de ‘O Caminho do Coração’. Estre estes desafios está o de promover a paz, nomeadamente em países como a Ucrânia.
Para além dos trabalhos e oração, o Encontro Europeu contemplou momentos de convívio e uma visita ao centro histórico de Braga, que incluiu uma passagem pela sede nacional da Rede Mundial de Oração do Papa-Portugal. O próximo encontro europeu está previsto para setembro de 2027.