Fundação do grupo MEJ em Vila Real

Uma visita marcante, ambiente de partilha, oração e descoberta é o que sintetiza o momento especial que reuniu jovens da paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Vila Real, jovens do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) de Chaves, jovens de Adoufe e animadores, numa oportunidade única de ligação com a dimensão global deste movimento.

Durante o encontro, conduzido pelo Irmão José da Silva Almeida, sj, foram dinamizadas várias atividades centradas em Jesus, ajudando os participantes a aprofundar a sua relação com Ele, em momentos de oração, reflexão e partilha. Foi uma manhã cheia de alegria, em que se sentiu verdadeiramente a presença de Cristo no meio dos jovens.

Foi feita uma apresentação clara e envolvente do que é o MEJ, destacando a sua missão de ajudar os jovens a viver uma espiritualidade centrada na Eucaristia e na amizade com Jesus.Também foi dada a conhecer a Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), da qual o MEJ faz parte,e que convida todos a rezar mensalmente pelas intenções propostas pelo Papa.

No fim da atividade, todos voltaram às suas paróquias com o desejo de repetir a atividade. O grupo de jovens de Vila Real ficou com uma missão: convidar todos os presentes para a sua primeira reunião como MEJ.

Guilherme Lopes (MEJ Vila Real)

No coração de Vila Real, vivemos mais um encontro inesquecível do MEJ. Fomos nós, mejistas de Chaves, quem levou a vontade de partilhar o entusiasmo e de testemunhar aquilo que o MEJ representa: um caminho de fé vivido com alegria, compromisso e amor a Jesus.

Fomos guiados com a sabedoria e a simplicidade do Irmão José da Silva Almeida, sj, numa manhã cheia de sentido, a que também se juntaram outros jovens e animadores. Através de dinâmicas de grupo, cânticos, conversas espontâneas e momentos de escuta, fomos construindo pontes e acendendo luzes. Luzes que não se veem com os olhos, mas que se sentem no coração.Falámos sobre a presença de Jesus nas pequenas coisas da vida: na rotina, nos gestos escondidos, na partilha silenciosa. E, entre sorrisos e silêncios cheios de verdade, entendemos que a fé e a amizade com Jesus não se vivem na solidão, vivem-se em comunidade, no abraço do outro, na escuta sincera e na coragem de seguir com Ele.

Este encontro não foi apenas um momento. Foi um sopro da chama que existe em nós, a experiência viva de que, quando nos reunimos com o coração aberto,Jesus está no meio – e isso basta. E, assim, desejamos que este movimento tão bonito que é o MEJ se espalhe ainda mais, porque crescer na fé também é isso: espalhar sementes de luz onde o coração pedir.

Inês Lopes, Ana Sofia Delgado, Rita Chaves (MEJ Chaves)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega