É chegado o tão desejado tempo de descanso para muitos de nós. Em pleno verão, as férias são uma oportunidade para carregarmos no botão da pausa que a vida frenética do dia a dia nos impõe e abrandarmos o ritmo do coração. Por isso, deixo aqui três sugestões que devemos todos levar, nas nossas malas, para as férias:
1. O cuidado em viver devagar. Reparem que a história da salvação acontece lentamente, em etapas, com a paciência divina de um Deus que sabe esperar pelo tempo da nossa conversão. Férias é uma oportunidade para acalmar a pressa em querer resolver tudo, saboreando o presente como um dom de Deus, agradecendo tanto bem recebido.
2. Afinar o olhar para ver em profundidade. Nas suas férias de verão em Castel Gandolfo, o Papa Leão XIV disse, aqui há dias, que “o olhar faz a diferença, porque expressa aquilo que trazemos no coração”. Há que viver as férias com um olhar sereno e contemplativo. Jesus parava para apreciar os lírios do campo, para escutar as multidões e para ver a realidade com compaixão. Saindo da rotina quotidiana, podemos apreciar a beleza da natureza no campo, das ondas do mar, de um jantar em família ou entre amigos.
3. Dar um tempo a Jesus com qualidade. Ao contrário do que se pensa, a verdadeira eficácia da vida espiritual não reside na velocidade com que tudo se resolve, mas na qualidade do tempo que passamos na presença de Jesus. Um bom livro espiritual, uma pausa para rezar com o Click To Pray ou o Passo-a-Rezar, um momento do dia para ouvir o podcast ‘Da Praça de Pedro‘… carregam as baterias da fé.
Que possamos levar na bagagem destas férias o que realmente nos descansa o coração.
P. António Sant’Ana, sj
© THLT LCX (Unsplash.com)