fbpx

A esperança em Deus não desilude

Em quem depositas a tua esperança? O Papa convida-nos a olhar para o Senhor…

A esperança é a virtude de quem tem um coração jovem e a idade não interessa, aqui. Também há idosos com os olhos cheios de luz, que vivem uma tensão permanente em relação ao futuro” (Papa Francisco).

Coração jovem, olhos cheios de luz, tensão permanente em relação ao futuro. Assim poderíamos definir rapidamente a esperança de que o mundo precisa. Vivemos num mundo desanimado, desesperançado, que perdeu a ilusão de esperar por algo melhor do que aquilo que estamos a viver. Existe uma cultura de pessimismo que nos impede de ver essa luz nos nossos olhos.

Como é dito no Passo 3 d’O Caminho do Coração: O mundo que habitamos, porém, também está ferido por dolorosas contradições que provocam morte e destruição. A vida e o amor são sufocados, com frequência, pela violência e pelo egoísmo. Os pequenos e os vulneráveis padecem a agressão dos poderosos, os recursos naturais são desprezados, reina a tristeza e a solidão. Afastamo-nos dos caminhos do amor de Deus e do seu projeto para a humanidade” (CDC 3).

O Papa Francisco chama-nos a celebrar o jubileu da esperança, isto é, um ano em que podemos redescobrir essa alegria perdida perante um futuro melhor, que só poderá chegar se a luz da esperança penetrar no nosso olhar. A vida e o amor para que fomos feitos podem ressuscitar no coração daqueles que diariamente se reposicionam diante de Deus e da intenção com que Ele nos criou.

O plano de Deus para com a humanidade é um propósito de amor ‘desde a criação do mundo’. Não somente o Espírito do Senhor gera a humanidade ao longo dos séculos, mas, como diz São Paulo, toda a criação, o próprio universo ‘gemem e estão como que com dores de parto’ ‘esperando a adoção de filhos (e filhas) de Deus’ (cf. Rm 8, 22-23). Participamos deste trabalho de geração de toda a história, que transforma não só a humanidade, mas o cosmos inteiro.

Com a ressurreição, nada pode pôr entraves ao amor de Deus manifestado em Jesus Cristo! Este amor, vulnerável e frágil mas ainda mais forte do que a morte, revela um futuro novo para a humanidade… Ponhamos a nossa confiança n’Ele. Entremos com Ele neste processo de humanização a que nos convida” (CDC3).

Sejamos “fermento de esperança genuína no mundo, anúncio de novos céus e nova terra” (Papa Francisco). Senhor, concedei-nos ver que a nossa vida é um caminho e que, no caminho, vamos em direção a Cristo, vencedor de toda a morte.

Equipa Editorial Internacional

Rede Mundial de Oração do Papa

© Natali Mis (Licença iStock Photo para o Click To Pray)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega