fbpx

Dia 20 | Domingo

Meditação diária

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor – Ano C

O dia de Páscoa foi o primeiro a receber o nome de «domingo», dia do Senhor. É verdadeiramente «o dia que o Senhor fez», em que devemos exultar e cantar de alegria. «Aleluia» = Louvai o Senhor. A Semana Santa dos grandes mistérios desembocou na explosão de regozijo do «terceiro dia» da Ressurreição de Jesus.

O sepulcro vazio e as aparições do Senhor, com a mensagem pascal da paz que supera todos os medos, trazem-nos a notícia de que a morte não tem a última palavra, de que as nossas mortes quotidianas podem e devem ser vencidas, porque Jesus está vivo e connosco, para nos retirar do túmulo das tristezas, receios e desilusões.

A Páscoa fez germinar um mundo novo, provocou um volte-face na história. Se temos fé, tornamo-nos «pascais», irradiadores de serenidade evangelizadora, de alegria convincente de que tudo tem sentido no desenrolar das peripécias da existência. Por amor, Jesus viveu e morreu como nós. Queremos ressuscitar como Ele, no quotidiano dos altos e baixos do nosso pensar, falar e agir.

«Sabemos que passámos da morte para a vida, porque amamos os nossos irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte» (1 Jo 3, 14). Ressurge-se para uma vida transformada, praticando o mandamento novo do amor mútuo. «Como Eu vos amei». Seremos «pascais», novas criaturas, se pensamos nos outros, os amamos e servimos, se sofremos e nos alegramos com o próximo. Jesus esconde-se e revela-se nos nossos irmãos.

At 10, 34a.37-43 / Slm 117 (118), 1-2. 16ab-17.22-23 / Col 3, 1-4 ou 1 Cor 5, 6b-8 / Jo 20, 1-9 ou (à tarde) Lc 24, 13-35

Seleccione um ponto de entrega