fbpx

A Luz do Natal: Um Caminho para a Esperança

Na quadra natalícia, as nossas ruas ficam iluminadas, as montras enfeitadas e cheias de luzes e, por toda a parte, encontramos árvores de Natal ornamentadas com as mais variadas iluminações. A acompanhar estes cenários, também as nossas casas ganham uma nova decoração cheia de luz.

Todas as luzes que acendemos no Natal têm de apontar para uma outra Luz. Nenhum enfeite ou decoração deve substituir o Presépio, construído das mais variadas formas segundo o imaginário de cada um. É aí que está a fonte de todas as luzes, na manjedoura da gruta de Belém, onde eternizamos o mistério de um Deus que vem ao nosso encontro num ser humano frágil e acabado de nascer.

A luz é, de facto, uma imagem forte do Natal. Jesus nasce no meio da noite para acender as luzes da nova humanidade. Neste sentido, lembra o Papa Francisco que «Natal sem luz não é Natal» e deixa-nos um desafio: acendermos a nossa luz. «Se houvesse uma luz nas mãos de cada indivíduo, uma grande tocha se formaria, fazendo brilhar os olhos da esperança».

Aproximando-se o Ano Santo de 2025, em que somos convidados a sermos “peregrinos da esperança”, a Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal acende a sua luz e deseja a todos um Santo e Feliz Natal.

assinatura Pe. António

(Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega