“A estrutura em duas partes deste volume dedicado ao discernimento nos primeiros dez anos do magistério do Papa Francisco reflete a sua natureza peculiar: o discernimento é uma sabedoria e uma atitude do coração, não uma técnica ou uma metodologia organizacional. A sua aprendizagem requer estudo, mas não basta: deve-se praticá-la. A reflexão sobre o que se vive, em confronto com uma tradição espiritual e um acompanhante, permite que se torne um património vivo, tornando-o exprimível e comunicável.
A Parte I, que repropõe a série de 14 catequeses proferidas nas Audiências Gerais de quarta-feira, de 31 de agosto de 2022 a 4 de janeiro de 2023, constitui um guia para o discernimento, em particular na tradição da espiritualidade inaciana, aquela que o Papa Francisco vive pessoalmente. Com uma abordagem que podemos definir sistemática, as catequeses apresentam as suas pedras angulares numa linguagem viva e acessível.
A Parte II oferece, por sua vez, uma antologia de textos escolhidos sobre o discernimento, extraídos de documentos e discursos de todo o pontificado do Papa Francisco”.
(Giacomo Costa, sj)