PELOS DOENTES TERMINAIS
- Acolhimento do grupo
No dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Doente. É a partir deste enquadramento que o Papa Francisco escolhe os doentes terminais como intenção de oração para este mês. A intenção de oração é alargada, não apenas por quem está em fim de vida, mas também pelas suas famílias, para que chegue a todos o cuidado médico, humano e espiritual.
O grupo começa por pôr em comum nomes de pessoas que conhece e que estejam em fase de doença terminal, bem como dos familiares que cuidam de quem está doente.
- Oração com o passo-a-rezar
Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de janeiro. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomarem consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.
Introdução
Neste mês de fevereiro, o Papa pede que rezemos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.
É fonte de ação de graças todos os cuidados e tratamentos hoje disponíveis para os nossos doentes. Mas tão valiosa como a capacidade técnica é a tua presença amorosa junto dos que sofrem. Encontra espaço no teu coração para as pessoas que se encontram nos seus últimos momentos. Entrega-os ao Senhor e pergunta-te o que poderias fazer por eles.
O que diz o Papa Francisco
Numa audiência geral, o Papa Francisco dirigiu algumas palavras ao tema do cuidado dos idosos. Escuta-as dentro do teu coração, entendendo-as como abrangendo todos aqueles que estão a viver os últimos momentos entre nós.
Os idosos devem ser tratados como um tesouro da humanidade: eles são a nossa sabedoria. Mesmo que não falem, ou estejam inconscientes, todavia são o símbolo da sabedoria humana. São aqueles que nos precederam e nos deixaram tantas coisas boas, tantas recordações, tanta sabedoria. Por favor, não isolem os idosos, não apressem a sua morte. Acariciar um idoso tem a mesma esperança que acariciar uma criança, pois o início e o fim da vida é sempre um mistério, um mistério que deve ser respeitado, acompanhado, cuidado, amado.
Proposta de reflexão e meditação
Santa Teresa de Calcutá, que tornou mais humano o momento final da vida de tantos, diz-te: «Quem no caminho da vida acendeu uma só chama na hora escura de alguém, não viveu em vão». Vives disponível para ser essa chama na hora escura de alguém?
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.