fbpx

Novembro 2024

Reunião de Grupo Mensal

1. Acolhimento do grupo

Novembro é o mês da celebração da Solenidade de Todos os Santos e da Festa dos Fiéis Defuntos. Neste enquadramento, o Papa interpela-nos sobre como acompanhar as mães e os pais que perderam um filho ou uma filha. O grupo começa por pôr em comum alguém que conheça nesta situação.

2. Oração com o Passo-a-Rezar

Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de novembro. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomarem consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.

Introdução

Neste mês de novembro, o Papa pede que rezemos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha encontrem apoio na comunidade e obtenham do Espírito consolador a paz de coração.

Quando se perde um filho, parece que a corrente natural das coisas se rompe. Como pode isto acontecer? A indignação e raiva são sentimentos que surgem e que nos deixam congelados no momento. E não devem ser contrariados: o sem sentido destas mortes não deve ser facilmente justificado como vontade de Deus. Neste tempo, aproxima o teu coração de quem sofre e reza com eles e por eles, para que o Espírito consolador venha.

O que diz o Papa Francisco

Escuta estas palavras do Papa Francisco:

Quantas pessoas ficam com raiva de Deus e dizem: «Porque me tiraste o filho, a filha? Não há Deus, Deus não existe! Porque me fez Ele isto?». Muitas vezes ouvimos frases como esta. Mas a raiva é um pouco aquilo que provém do cerne de uma grande dor; a perda de um filho ou de uma filha, do pai ou da mãe, é uma dor enorme! Isto acontece continuamente nas famílias. Em tais casos, a morte é como que um buraco. A escuridão da morte deve ser enfrentada com um esforço de amor mais intenso. «Meu Deus, ilumina as minhas trevas!», é a invocação de liturgia da noite. À luz da Ressurreição do Senhor, que não abandona nenhum daqueles que o Pai lhe confiou, nós podemos privar a morte do seu «aguilhão» (1 Cor 15, 55); podemos impedir que ela envenene a nossa vida, que torne vãos os nossos afetos, que nos leve a cair no vazio mais obscuro.

Proposta de reflexão e meditação

A morte de alguém querido, principalmente quando inesperada, deixa-nos desorientados. A morte, mesmo vivida com fé, é sempre uma experiência escura de lágrimas e dor. Por isso, Jesus chorou a morte de Lázaro: a saudade, essa dor, é o amor que fica. Recorda todos aqueles que sofrem a perda de alguém e trá-los à tua oração. Sê tu a luz que rompe as trevas e que resgata os laços do amor ao abismo. Sê tu um outro Jesus.

Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.

Oração

Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.

3. Dinâmica de partilha

A partilha do grupo pode incidir nas atitudes que acompanham a intenção do Papa: apoiar na dor; fazer-se próximo; rezar juntos; promover caminhos de paz. Em que medida levamos a consolação a quem vive a dor de ter perdido uma filha ou um filho?

4. Oração conclusiva

A reunião de grupo termina com uma oração do Pai-Nosso por todos os pais e mães que perderam um filho, evocando especialmente alguém que pertença à sua comunidade eclesial.

 

© Ben White (Unsplash.com)

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega