PELO DOM DA DIVERSIDADE NA IGREJA
- Acolhimento do grupo
Começamos o novo ano com o olhar na diversidade de dons que compõem a Igreja. Quando rezamos o Credo, dizemos: «Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica». Quer isto dizer que a Igreja que nasce no Pentecostes deve caminhar para a unidade na sua universalidade, alicerçada nos Apóstolos. Começamos, por isso, por agradecer os diferentes carismas da Igreja e a riqueza dos seus membros, unidos na mesma cabeça que é Cristo ressuscitado.
- Oração com o passo-a-rezar
Convidamos o grupo a rezar com a plataforma digital «passo-a-rezar» e a sua proposta de oração da intenção do Papa para este mês de janeiro. Os membros do grupo começam por fazer um instante de silêncio para tomarem consciência da presença de Deus. De seguida, o responsável do grupo liga-se ao «passo-a-rezar» para se escutar a oração, podendo entrar diretamente com o Código QR. Em alternativa, o mesmo responsável pode ir lendo a proposta de forma serena e devagar.
Introdução
Neste mês de janeiro, o Papa pede que rezemos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica.
O Espírito Santo enriquece a Igreja com muitos carismas. Há muitas formas de celebrar e expressar a nossa fé, e essa é uma das nossas riquezas. Faz um pouco de silêncio interior e pergunta-te quantos carismas reconheces na Igreja.
O que diz o Papa Francisco
Numa catequese sobre os vários carismas da Igreja, o Papa Francisco lançou o convite a reconhecer a fonte de todos eles, que é o Espírito Santo. Escuta as palavras do Santo Padre:
A experiência mais bonita é descobrir quantos carismas diversos e quantos dons do seu Espírito o Pai confere à sua Igreja! Isto não deve ser visto como um motivo de confusão e de transtorno: todos eles são presentes que Deus oferece à comunidade cristã, para que possa crescer harmoniosa, na fé e no seu amor, como um único corpo, o corpo de Cristo. O mesmo Espírito que confere esta diferença de carismas faz a unidade da Igreja. É sempre o mesmo Espírito. Por conseguinte, diante desta multiplicidade de carismas, o nosso coração deve abrir-se à alegria, levando-nos a pensar: «Que bonito! Tantos dons diferentes, pois somos todos filhos de Deus, e todos somos amados de um modo único!».
Proposta de reflexão e meditação
Não poucas vezes, somos tentados a moldar a Igreja à nossa imagem e semelhança. Mas como vimos na JMJ Lisboa 2023, há muitas formas de viver a nossa fé de forma católica. Diante do diferente, a pergunta essencial é: de que forma o Espírito se manifesta aqui?
Junta-te ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, e oferece as obras deste teu dia pelas suas intenções.
Oração
Pai de bondade, eu sei que estás comigo.
Aqui estou neste dia.
Coloca mais uma vez o meu coração
junto ao Coração do teu Filho Jesus,
que se entrega por mim e que vem a mim na Eucaristia.
Que o teu Espírito Santo
me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão de compaixão.
Coloco nas tuas mãos
as minhas alegrias e esperanças,
os meus trabalhos e sofrimentos,
tudo o que sou e tenho,
em comunhão com meus irmãos e irmãs desta rede mundial de oração.
Com Maria, ofereço-te o meu dia
pela missão da Igreja
e pela intenção de oração do Papa e do meu Bispo para este mês.
Ámen.
- Dinâmica de partilha
Cada membro do grupo começa por partilhar quais são os seus dons e talentos e como sente que os põe ao serviço da comunidade. De seguida, o grupo é convidado a reconhecer o dom da diversidade: Olhando a nossa comunidade, onde descobrimos a riqueza de diferentes modos de estar na Igreja?
- Oração conclusiva
Diz o Papa Francisco que diante desta multiplicidade de carismas, o nosso coração deve abrir-se à alegria, levando-nos a pensar: «Que bonito! Tantos dons diferentes, pois somos todos filhos de Deus, e todos somos amados de um modo único!». A reunião de grupo termina com a oração do Pai-Nosso, pedindo a Deus a graça da alegria pela universalidade da Igreja, na sua diversidade de carismas.
Proposta de José Silva, sj