Como participar?
Há duas formas de fazer parte da Rede de Oração do Papa: participação aberta ou pertença e compromisso.
Participação aberta – integrar, na sua oração diária, a intenção mensal de oração do Papa. Pede-se que o façam de forma especial na primeira sexta-feira de cada mês, o “dia mensal de oração pelas intenções do Papa”, participando, se possível, na Eucaristia ou nalguma oração comunitária. Esta modalidade pode ser assumida espontaneamente por pessoas, grupos ou movimentos.
Pertença e compromisso – requer uma intervenção mais ativa, sendo necessário estabelecer um vínculo com o centro responsável da Rede Mundial de Oração do Papa no país ou na região. Esta pertença e compromisso podem ser vividos pessoalmente ou, também, em grupo ou comunidade. Pode, inclusivamente, assumir a forma duma consagração pessoal.
Pessoalmente, a modalidade de pertença e compromisso pede que cada um assuma três momento de oração por dia em comunhão com a Rede: um de manhã, com a oração de oferecimento, outro durante o dia e outro à noite, podendo um deles dar-se na Eucaristia. O essencial, através deste ritmo diário de oração, é consolidar a amizade íntima com o Senhor e encontrar a maneira pessoal de colaborar com a missão da Igreja, no horizonte dos desafios recolhidos pelas intenções de oração que o Papa nos confia. Esta disponibilidade apostólica está sempre unida a Maria, Rainha dos Apóstolos.
Em grupo ou comunidade, a modalidade de pertença e compromisso pode concretizar-se por meio de uma de quatro opções:
– As paróquias, as comunidades cristãs e os diversos grupos, sem perder o seu carisma e identidade, podem reunir-se para rezar pelas intenções do Papa e, preferencialmente, assumir as primeiras sextas-feiras do mês como dia destinado a este fim. Pedimos que informem a RMOP – Portugal para que tenham acesso a materiais e contemos convosco.
– As comunidades da Rede Mundial de Oração do Papa, constituídas para este fim em paróquias, colégios e outros espaços. Estas comunidades mobilizam-se para se colocarem ao serviço dos desafios da humanidade e das necessidades da Igreja, em particular da Igreja local. Para serem criadas devem entrar em contato com a RMOP – Portugal.
– Os grupos do Apostolado da Oração (AO), nascidos da nossa tradição espiritual e presentes nas paróquias, são também outra forma comunitária de participação na Rede Mundial de Oração do Papa. Têm uma estrutura diocesana e contam com um regulamento interno.
– O Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), o ramo juvenil da Rede de Oração do Papa. O MEJ está presente em 59 países e conta com mais de dois milhões de membros, entre os 5 e os 25 anos de idade. O MEJ convida os jovens do mundo a viver ao estilo de Jesus, numa relação de amizade, de coração a coração, baseada numa espiritualidade eucarística para a missão. Tem como pedagogia a dos discípulos de Emaús (Evangelho, Eucaristia, Missão) e o seu itinerário espiritual é “O Caminho do Coração”.
A consagração pessoal, ou “aliança” com Jesus, é para os que experimentam ser chamados a viver mais estreitamente unidos ao Coração de Jesus e desejam formalizar a sua entrega pessoal, compromisso e serviço neste sentido. A consagração faz dos que a professam “apóstolos da oração” e por ela assumem o compromisso de estar disponíveis para o serviço das comunidades da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Juvenil, na missão da Igreja local. A consagração, ou aliança com Jesus, realizar-se-á seguindo as orientações da RMOP – Portugal e em coordenação com a Direção Internacional.