1. Cântico de entrada
2. Introdução
O tema escolhido pelo Papa para nós todos, como Igreja, como Família Orante, em comunhão com ele, rezarmos neste mês de abril é: «para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em vários países do mundo». Vamos tentar rezar um terço, com Nossa Senhora, a Mulher por excelência, modelo de todas e mãe de todas as mulheres.
3. Primeiro mistério
Sabemos que em muitos países a mulher, com a sua dignidade e as suas riquezas de talento, de coração, não é respeitada como deve. Parece um ser inferior, não tem voz, não é acolhida, não é ajudada a desenvolver talentos. A sua capacidade e dom de afeto feminino, de inteligência, de maternidade, de capacidade para ser colaboradora na ciência, na educação, não é reconhecida. Trata-se, pois, de uma injustiça, de um atentado a milhões de mulheres em muitos países. O Papa pede-nos que rezemos pelas mulheres que não são respeitadas na sua dignidade. É a nossa intenção neste primeiro mistério.
(Silêncio orante para rezar a sós)
Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…
4. Cântico mariano
5. Segundo mistério
Jesus Cristo acolheu a mulher, deu-lhe dignidade e, com Ele, o Cristianismo, desde as comunidades primitivas, tem tido essa preocupação. É bom ir ao Evangelho e rezar os encontros de Jesus com diversas mulheres, umas, pecadoras públicas, outras, mães que clamavam a cura de filhos, outra que ia enterrar o seu único filho e ficar só, outras, como Marta e Maria, que o acolhiam em sua casa. As mulheres, como Madalena, foram escolhidas por Jesus para serem as primeiras testemunhas da ressurreição. Que a Igreja, imitando Jesus, aceite, respeite, lute pela dignidade das mulheres. Rezemos por esta intenção o segundo mistério.
(Silêncio orante para rezar a sós)
Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…
6. Cântico
7. Terceiro mistério
Em Portugal, como noutros países, a Igreja deve muito às mulheres, pois elas eram e ainda são hoje verdadeiras «catedrais» do amor, do serviço, da dedicação, modelos de entrega na catequese, na liturgia, nos diversos serviços, nos lares, nos infantários, nos movimentos apostólicos, na promoção de vocações, no amparo aos sacerdotes, no cuidado com os pobres, etc. Há uns anos, nas igrejas, eram as mulheres os grandes pilares da fé, da devoção, do serviço dedicado, da colaboração pronta e atenta. Verdadeiras «catedrais» onde o amor aos outros e a Jesus encontrava sempre um coração dedicado e disponível. Em gratidão e reconhecimento, rezemos por elas este terceiro mistério.
(Silêncio orante para rezar a sós)
Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…
8. Cântico
9. Quarto mistério
Sabemos como em muitos países, devido a culturas diversas e até a diversas religiões e costumes, tanta mulher não pode escolher o seu namorado ou marido, pois lhe é imposto pela família. Tanta mulher é escrava do trabalho e impedida de estudar. Tanta mulher é explorada sexualmente para que outros vivam com o dinheiro que ela ganha. Tanta mulher não pode optar pela sua formação, por um curso que goste e colocar a render os seus talentos. Tanta mulher não é ouvida nas decisões da família ou do país. E tantas outras situações onde o respeito pela dignidade feminina é algo que não existe. Rezemos este mistério por essas mulheres, exploradas, silenciadas, escravizadas.
(Silêncio orante para rezar a sós)
Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…
10. Cântico
11. Quinto mistério
Contemplemos neste mistério Nossa Senhora como Mãe de Jesus, que o gerou e deu à luz, que o alimentou com o leite de seus seios, que o educou e formou, que o ensinou a rezar, que lhe preparava as refeições, que o animou para a sua missão, que esteve no calvário a vê-lo morrer e se ofereceu com Ele para a salvação de todos e se tornou a nossa Mãe, Mãe da Humanidade e da Igreja. Maria, a Virgem de Nazaré, foi a maior Mulher da Humanidade, pois escolhida para Mãe do próprio Deus. Repleta de virtude, é modelo de todas as mulheres, que encontram nela amparo, ajuda, proteção, estímulo. Entreguemos ao Coração da Mãe todas as mulheres do mundo.
(Silêncio orante para rezar a sós)
Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…
11. Consagração a Nossa Senhora
12. Cântico final
Proposta de Dário Pedroso, sj