Oração Comunitária janeiro 2025
1. Cântico de entrada
2. Introdução
Mais um ano, mais uma intenção do Papa a convidar-nos a rezar com ele, mais uma carência importante para muitos milhares ou milhões de pessoas: «o direito à educação». O Papa esclarece a sua intenção ao afirmar: «Rezemos para que os migrantes, os refugiados e as pessoas afetadas pela guerra vejam sempre respeitado o seu direito à educação, necessária para construir um mundo melhor». Estamos perante milhões de pessoas, perante algo essencial à vida e ao futuro, algo que tem grande influência para ajudar a construir um mundo melhor. Com Santa Maria, Mãe de Deus, a Solenidade que celebramos no dia 1 de janeiro e com a qual começamos o ano, vamos, unidos ao Papa, em comunhão de oração, ter muito presente esta intenção.
3. Oração do Terço
Primeiro Mistério
A educação vai ajudar a formar consciências, valores morais, comportamentos sociais, capacidade de diálogo, de paz e de fraternidade, de respeito pelos outros, pela sua mentalidade ou religião, etc. Daí a necessidade urgente de respeitar este direito básico à educação, se queremos pessoas bem formadas, se desejamos boas famílias, se aspiramos a um mundo melhor, com progresso, justiça, paz. Uma boa educação é algo básico. Rezemos este mistério, pedindo a Nossa Senhora, Mãe e Mestra, que nos ajude a promover esta educação e formação.
Pai-nosso… Ave-Maria… Glória…
Cântico
Segundo Mistério
Contemplando o mundo de hoje, perceberemos melhor a grande intenção do Papa. Há milhões de migrantes, de refugiados, de pessoas afetadas por guerras em muitos países. São multidões e multidões. Muitos milhões a precisar de educação, de formação, de critérios morais, de estudos que as ajudem a desenvolver, a crescer como pessoas, como elementos válidos para a construção dos seus países, do mundo inteiro. Daí a grande necessidade de rezarmos muito por esta intenção. Que a Virgem Maria, que educou Jesus, que ajudou a formar a Comunidade primitiva, nos ajude a preocupar-nos com o problema da educação.
Pai-nosso… Ave-Maria… Glória…
Cântico
Terceiro mistério
Num mundo onde há tanta falta de diálogo construtivo, de justiça, de paz, de valores éticos e morais, de amor e respeito pela vida, mundo onde há milhões sem emprego, sem casa, sem escola, onde há desertos de pão, de fé, de amor, de Deus, a educação torna-se mais necessária, para formar inteligências e corações. Para formar e desenvolver capacidades de cultura, de emprego, de bem-estar familiar. Só com educação há boas relações, há capacidade de perdão, há amor e respeito pelos outros, se desenvolvem as famílias e as empresas. Peçamos à Mãe da humanidade que ajude os governantes e os empreendedores a preocuparem-se com a educação integral de todos.
Pai-nosso… Ave-Maria… Glória…
Cântico
Quarto mistério
Jesus foi um formador, um educador dos seus discípulos, dos seus apóstolos, de multidões inteiras, não só com a sua palavra, as suas catequeses, mas sobretudo com o seu exemplo de vida, de dom, de serviço, de amor, de entrega generosa. O exemplo forma e arrasta, toca por dentro, muda corações e vidas. Se cada um se comprometer a dar exemplo com o seu modo de ser e agir, já fará uma boa obra de educação. É esta a grande missão da Igreja, de cada um dos fiéis. Sermos formadores, educadores. Gerar, à nossa volta, bom ambiente, com critérios morais sãos e duradouros. Peçamos à Senhora e Mãe que nos ajude nesta maravilhosa tarefa.
Pai-nosso… Ave-Maria… Glória…
Cântico
Quinto mistério
Pode vir bem a propósito cada um de nós fazer um sério e cuidadoso exame de consciência acerca da nossa ação educativa, do nosso exemplo, da nossa maneira de agir, de cuidar da educação à nossa volta, ajudando, dando do nosso melhor, estimulando outros. Perto de nós haverá migrantes, refugiados, pessoas sem capacidades económicas, famílias sem meios para educar. Que temos feito para os ajudar? Que faz a paróquia? Que faz o Apostolado da Oração? Que a Mãe, auxílio dos cristãos e Mãe da esperança, nos ajude, ao longo do Ano jubilar, a tomar mais a sério esta intenção do Papa.
Pai-nosso… Ave-Maria… Glória…
Cântico final
4. Cântico final
Proposta de Dário Pedroso, sj