fbpx

Pelas pessoas portadoras de deficiência

Oração Comunitária

1 – Cântico de entrada

2 – Introdução

Rezar com o Papa, unido a ele, rezar pelas suas intenções, é algo profundamente eclesial, com um sentido de Igreja e de família. Somos milhões no mundo a pedir ao Senhor pela intenção escolhida pelo Papa. A unidade e a força desta oração nos alcançará dons e graças. Somos uma Rede de Oração, ou seja, uma família orante, unida ao Papa, a rezar pelo mundo, pela Igreja, por diversas intenções e necessidades. Este mês, somos convidados pelo próprio Papa a rezar pelas pessoas portadoras de deficiência, pedindo para que estejam no centro de atenção das sociedades e que as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a sua participação ativa. Que Nossa Senhora, auxílio dos cristãos, ajude a concretizar na prática esta intenção.

3 – Primeiro mistério

Tomar consciência que muitos milhões de pessoas são portadoras de deficiência, quer física, quer psicológica. A nossa oração deve abarcar a todos, ter presentes a todos. Ter presentes as suas famílias e todos os que cuidam das pessoas com deficiência. Por esta intenção rezemos o primeiro mistério.

Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…

4 – Cântico mariano

 5 – Segundo mistério

O Papa convida-nos a pedir que as pessoas portadoras de deficiência estejam no centro de atenção das sociedades. Todos, sobretudo os responsáveis, os governantes, devem ter presentes estas pessoas, promovendo leis e modos de cuidar delas, de as tratar, de as ajudar economicamente, de tudo fazer para lhes aliviar sofrimentos. Deviam ser as pessoas mais acarinhadas, mais acolhidas, mais mimoseadas, com mais benefícios, a quem se presta maior atenção. Rezemos por esta intenção o segundo mistério.

Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…

6 – Cântico mariano

7 – Terceiro mistério

Pede o Papa que as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a participação ativa das pessoas com deficiência. Um trabalho maravilhoso e urgente em muitos países, muitas comunidades paroquiais, muitas instituições. Nos seus projetos deviam estar contemplados orçamentos para ajudar a promover estes programas de inclusão. Daí a necessidade de uma maior sensibilidade às pessoas com deficiência e uma vontade firme de as ajudar. Rezemos por esta intenção o terceiro mistério

Pai-Nosso… Ave-Maria…Glória…

8 – Cântico mariano

9 – Quarto mistério

A maioria das pessoas com deficiência podem, como pessoas humanas, com os seus talentos, ter uma participação mais ativa em diversos sectores, diversos trabalhos, mesmo em promoção pessoal de talentos e de desenvolvimento, para se sentirem mais úteis, mais ocupadas, mais felizes. A palavra central é “valorizar” o que têm de bom e desenvolver. Rezemos por esta intenção o quarto mistério.

Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória…

10 – Cântico mariano

11 – Quinto mistério

Em tempo de Advento e de Natal, procuremos todos ter, junto de Jesus Menino e da Sagrada Família, as pessoas com deficiência, não só para rezar por elas, mas para celebrar com elas alguma das diversas festividades. Que haja uma festa para elas, que se promova um encontro para lhes oferecer uma prenda, que sejam convidadas para viver o mistério do presépio. Rezemos por esta intenção o quinto mistério.

Pai-Nosso…Ave Maria…Glória…

12 – Cântico final

[Proposta de Dário Pedroso, sj]

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega