Oração Comunitária
1. Cântico de entrada
2. Introdução
Rezar em comunhão com o Papa e com toda a Igreja, entrar nesta rede mundial de oração é um modo muito eficaz de ser apóstolo, pois rezar pelos outros já é um bom apostolado. Este mês somos convidados a rezar para que “a oração com a Palavra de Deus seja alimento para as nossas vidas e fonte de esperança nas nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária”.
3. O valor da Palavra
A Palavra de Deus, Palavra inspirada, é viva, eficaz, é fonte de santidade, de conversão, de vida espiritual, é alimento para a pessoa que a lê e a reza. Rezar a Palavra, meditar, transpor para a nossa vida é caminho de santidade. Conhecemos e amamos pouco a Palavra de Deus. Muitos talvez nunca a tenham lido toda, nem sequer o Novo Testamento. Precisamos de escutar Deus através da sua Palavra. Precisamos de amar a Palavra como fonte de vida, de discernimento, de critérios divinos que nos podem converter e alimentar espiritualmente.
Leio a Palavra? Rezo a Palavra? Alimento-me da Palavra?
(Silêncio orante, para rezar e refletir)
4. Cântico sobre a Palavra
5. Fonte de esperança
Começar o ano de 2026 com esta intenção deverá ser fonte de esperança. Só a Palavra, que é ação de Deus em nós, nos dará a esperança de uma vida renovada, de um ano novo fecundo, alegre, cheio de graça, cheio de Deus. Cada dia, alimentados pela Palavra de Deus, seremos melhores cristãos, seremos pessoas mais evangélicas. Vamos evangelizando a nossa inteligência, o nosso coração, a nossa vontade, os nossos sentimentos, os nossos afetos. A esperança vai renascendo e sendo alimentada pela Palavra. Veremos Deus e os outros, a vida e os mistérios sagrados de outro modo. E esta atitude interior, pela ação da Palavra, vai alimentando a esperança.
(Silêncio orante, para rezar e refletir)
6. Cântico
7. Igreja mais fraterna
A leitura diária da Palavra, a oração da Palavra fará a Igreja mais fraterna, pois as comunidades paroquiais e religiosas, e cada um de nós, sairemos da oração da Palavra mais centrados em Deus, mais mergulhado n’Ele, que é Amor. A Palavra gera fraternidade, pois é vida divina em nós. Teremos o mesmo sentir e agir, em comunhão fraterna. A Igreja será mais serva, mais humilde, será testemunho de verdadeira fraternidade, pois a Palavra leva à união, faz-nos ser um corpo unido, uma só alma e um só coração. Rezar a Palavra faz-nos mais irmãos em Jesus, mais compreensivos com os outros, amando-os mais e servindo-os melhor.
(Silêncio orante, para rezar e refletir)
8. Cântico
9. Igreja mais missionária
A Palavra faz-nos mais evangelizadores, mais apóstolos. Alimenta o dinamismo, o zelo, a ação missionária. A Palavra, rezada e assumida, envia-nos em missão. Renova sempre em nós o apelo: “Ide e evangelizai”, “Ide e anunciai”. Rezar a Palavra inspira ações missionárias, move os corações a fazer o bem, a falar e a dar aos outros a graça recebida. Não basta a devoção pessoal ou comunitária, é preciso a fé na Palavra rezada e assumida, que nos faz mais disponíveis para a missão, para sairmos de nós mesmos e sermos mais apóstolos.
(Silêncio orante, para rezar e refletir)
10. Oração em comum
Espírito divino, Paráclito do Pai, Espírito Santo
que iluminas a alma,
afervoras o coração,
intensificas a fé,
dá-nos gosto pela Palavra,
faz-nos rezar a Palavra e alimentar-nos da Palavra.
Tu, que inspiraste os autores sagrados,
ajuda-nos a perceber o que eles escreveram,
para que a Igreja,
alimentada pela Palavra,
amando-a,
lendo-a e rezando-a,
seja mais fraterna e mais missionária.
Amém.
11. Cântico final
Proposta de P. Dário Pedroso, sj




