Pela fé dos jovens

Oração Comunitária

 

1. Cântico mariano

 

2. Introdução

Em comunhão de Igreja, unidos ao Papa, vamos rezar pela fé dos jovens, tendo em consideração a intenção do Santo Padre para este mês, que nos diz: “Rezemos para que os jovens, chamados a uma vida em plenitude, descubram em Maria o estilo da escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço”. O Papa coloca-nos no coração muitos milhões de jovens do mundo inteiro. E repete-nos que o grande modelo é Nossa Senhora. Vamos rezar o terço, em mês de maio, por esta intenção.

3. Primeiro mistério

Descobrir Maria, Mãe e Mestra. Ir ao Evangelho e meditar as suas palavras, os seus gestos, a sua fidelidade, o seu amor a Deus, o seu lugar na salvação. Ela, a Mãe que nos tem a todos no seu Coração, nos ajudará. Perceber a sua heroica generosidade, entender o seu “sim”, contemplar a sua oblação é algo maravilhoso. Que Maria, Mãe de Jesus jovem, ajude os jovens de todo o mundo, que Ela seja modelo de vida e de santidade, que a Mãe seja ajuda e sustentáculo de virtude. Que os jovens encontrem em Maria o caminho para Jesus, o modelo de santidade e de vida. Rezemos o primeiro mistério.

Pai nosso… Ave, Maria… Glória…

4. Cântico mariano

 

5. Segundo mistério

Maria apresenta-se com o estilo da escuta. Acolhe com fé a Palavra de Deus, está atenta aos acontecimentos onde Deus se revela, encontra Deus e escuta-o no Arcanjo que lhe anuncia o convite para ser Mãe do Verbo encarnado. Como escutou com amor as palavras de sua parenta Isabel, ou as palavras de seu Filho na Cruz. Os jovens devem olhar para Nossa Senhora e aprender com Ela a escutar, no silêncio do coração, os apelos de Deus, as suas palavras, os seus convites. Escutar Deus no silêncio do coração para rezar melhor, para entrar na sua amizade e conhecer os seus planos de amor. Peçamos à Senhora do silêncio e da escuta esta graça neste segundo mistério.

Pai nosso… Ave, Maria… Glória…

6. Cântico mariano

  

7. Terceiro mistério

O Papa convida-nos a pedir para os jovens a arte do discernimento, não só vocacional, mas em todo o sentido, para descobrir a vontade de Deus para o seu futuro, as suas opções, o seu modo de agir. Discernir para buscar o melhor, o que for mais segundo o Evangelho, o que mais nos identifica com Jesus Cristo. Discernir para não fazermos a nossa vontade, mas a do Senhor. Discernir os critérios da vida, do trabalho, dos estudos, da relação com os outros, do modo de administrar os dons de Deus, o dinheiro, os divertimentos, o que mais nos poderá conduzir a Deus e à santidade de vida. Rezemos este terceiro mistério pedindo para os jovens esta grande graça de saber e fazer discernimento.

Pai nosso… Ave, Maria… Glória…

8. Cântico mariano

 

9. Quarto mistério

O Papa convida-nos a pedir para os jovens a coragem da fé. Se é verdade que a fé é um dom de Deus, precisamos de a pedir, de a cultivar, de a amadurecer, de a fazer crescer até no diálogo com os outros, na escuta da Palavra, na oração com Jesus. Crescer na fé é urgente, sobretudo numa fé adulta e culta. Hoje há tantas negações da fé, tantas religiões e modos de nos enredar a fé viva em Cristo Jesus, nosso Amigo, nosso Redentor e Senhor. Só uma fé corajosa pode resistir às seduções do mundo, secularizado e materialista, dum mundo onde imperam falsos critérios, onde não se cultiva com fé o sentido da vida, do amor, da verdade, da justiça. Peçamos neste quarto mistério a coragem da fé para os jovens, aliados de Jesus, sementes de um mundo renovado.

Pai nosso… Ave, Maria… Glória…

10. Cântico mariano

 

11. Quinto mistério

A última graça a pedir, enumerada pelo Papa, é a dedicação ao serviço. Que os jovens se entusiasmem por servir, por colocar os seus talentos ao serviço do próximo. Há tanta gente a precisar de nós e do nosso serviço, da nossa ajuda, da nossa colaboração. Servir é imitar Jesus que afirmou: “Eu vim para servir e não para ser servido”. Servir os mais pobres e doentes, servir em países que mais necessitam, servir na paróquia ou na diocese, servir na família. Servir foi também o que fez Nossa Senhora, que diz de si mesma que é a SERVA. Para servir é preciso coragem e determinação, dar morte ao orgulho, ao egoísmo, a tudo o que nos pode fechar em nós e no nosso comodismo. Rezemos este quinto mistério, pedindo a Nossa Senhora, a “serva de Deus e dos homens”, que ajude e ensine os jovens a servir.

Pai nosso… Ave, Maria… Glória…

12. Cântico mariano

 

PROPOSTA DE Dário Pedroso, sj

Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash


Oração Comunitária_maio2022

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega