Dia 18 | Domingo

Meditação diária

Domingo XX do Tempo Comum – Ano B / Último Dia da Semana Nacional da Mobilidade Humana

Sentar-se à mesa com outros é muito mais do que comer. Partilhar mesa é reconhecer que há laços que nos unem, que há cumplicidade. Por isso era tão comum que as alianças, entre pessoas ou nações, se consumassem com refeições. Os jantares de Estado e os copos de água são hoje resquícios desta cultura da mesa.

Quando Jesus nos convida a estar com Ele, pede-nos que nos sentemos à mesa com Ele e que o comunguemos, algo que parece uma loucura. Pede-nos que acreditemos que Deus nos ama de tal forma que se faz alimento palpável. Pede-nos que nos sentemos a uma mesa que não é para os puros e sábios, onde há lugar para os que sabem pouco ou quase nada, como nos diz o Livro dos Provérbios na primeira leitura. É para os que andam perdidos que o Senhor vem e se faz alimento.

Nós alimentamo-nos de muito mais do que comida. A presença bondosa e benquerente de outros é também alimento. É por isso que na segunda leitura ouvimos São Paulo apelar a que façamos boas escolhas, que não nos percamos pelo caminho dos prazeres imediatos, mas que dediquemos a nossa vida a dar graças a Deus em todo o lugar, a aproveitar bem o tempo que nos é dado, pois é daqui que brota a vida.

O alimento que desce do Céu, Jesus Cristo, alimenta para sempre. A amizade, a bondade, o amor, o agradecimento, estes alimentos ficam. Tudo o resto acaba por passar, não dura mais que um instante e, uma vez digerido, precisamos de mais. Uma palavra bondosa, um sorriso levam em si uma graça sem fim, que nos pode alimentar e consolar toda uma vida.

Para alguns de nós, é difícil reconhecer Jesus no dia a dia. Mas Ele está presente e não cessa de se dar. Guardemos o final dos nossos dias para reconhecer a luz recebida nesse dia, todos os gestos de bondade. E preparemos o nosso coração para o acolher, este domingo, no nosso interior, pedindo, no momento em que comungamos, que Ele sacie as nossas fomes de reconhecimento e sedes de prazer, que nos sacie com o seu Amor e nos envie ao mundo como alimento para os outros.

Prov 9, 1-6 / Slm 33 (34), 2-3.10-15 / Ef 5, 15-20 / Jo 6, 51-58

Seleccione um ponto de entrega