Dia 1 | Sábado

Meditação diária

Todos os Santos (Solenidade) / 1.º Sábado

«Porque Eu sou o Senhor, vosso Deus, deveis santificar-vos e permanecer santos, porque Eu sou santo…» (Lev 11, 44). Somos chamados a imitar o Criador, oleiro divino das nossas almas. É nossa vocação louvar a Deus, imitando os que nos precederam na fé, testemunhada no martírio e na fidelidade aos ditames da consciência bem formada na Palavra e no exemplo de Cristo e dos santos. Recordamos a heroicidade de quantos viveram e morreram aceitando gozosamente os incompreensíveis e insondáveis caminhos de Deus. Os santos confiaram sempre na bondade e na misericórdia daquele que nos chama à existência para sermos felizes. Cultivamos a devoção aos canonizados, sem esquecer os «santos de ao pé da porta», familiares e vizinhos de quem reconhecemos e exaltamos os méritos e o legado que nos deixaram.

Todos os que já alcançaram a beatitude das moradas eternas santificaram-se neste mundo. O Céu é colheita. A vida na terra é tempo de sementeira, de crescimento, de poda e de mortes sucessivas. Os santos foram e são de carne e osso como nós. Experimentaram, como todos, altos e baixos, crises e dúvidas (mesmo de fé), alegrias, dores, derrotas, vitórias, tentações de desânimo e desistência, impulsionados pela fé, que é luz que vence as noites escuras. Foram grandes, porque fiéis nas coisas pequenas.

«Portanto, também nós, cercados por tão grande número de testemunhas… corramos com paciência na carreira que nos é proposta, pondo os olhos em Jesus… Não vos deixeis cair no desânimo» (Heb 12, 1-3). Os que ainda combatemos na Igreja militante estamos em comunhão com os que se encontram no Além, membros da Igreja padecente ou da Igreja triunfante.

Queremos ser santos? Recorramos à intercessão dos que celebramos e saiamos de nós mesmos e vamos ter com os irmãos, fazendo por eles o que o Senhor e os seus santos fizeram pelos outros e continuam a fazer por cada um de nós.

Ap 7, 2-4.9-14 / Slm 23 (24), 1-2. 3-4ab.5-6 / 1 Jo 3, 1-3 / Mt 5, 1-12a

Seleccione um ponto de entrega