Dia 1 | Quinta-Feira

Meditação diária

Santa Maria, Mãe de Deus / (Solenidade) Dia Mundial da Paz

Começa a “propagação” da pessoa de Jesus. São Lucas diz que os pastores foram visitar o Menino e depois regressaram «glorificando e louvando a Deus». Jesus nasceu e isso agora é notícia. Jesus começa por ser «o Menino deitado na manjedoura». Nasce na margem da povoação (Belém), na margem dos nossos sistemas e das nossas seguranças, na margem do mundo. Mas é preciso que Ele passe da margem para o centro. Ele deve ser o centro do mundo e das nossas vidas. Será um caminho árduo que requererá as nossas forças.

Veja-se que a própria celebração do Natal é caminho. O Natal não é um dia só (o nascimento de
Jesus). Engloba também as festas da Sagrada Família (Domingo passado), de Santa Maria, Mãe de Deus (hoje), da Epifania (próximo Domingo) e do Batismo do Senhor (Domingo posterior). Em tudo isto se revelam aspetos da Encarnação do Senhor. Esta não foi só a gestação de Jesus no ventre materno. É também a sua vinda e manifestação à humanidade.

Precisamos de interiorizar, então, a ideia de caminho. Parece que hoje estamos mais treinados para instantes do que para caminhos. Reparemos no caminho da interação com Deus. Invoca-se o Senhor? Então, Ele abençoa-nos. Dirige para nós o olhar e é-nos favorável (Números). Visita-se
o Senhor? Então, voltamos para casa alegres com o que ouvimos e vimos (São Lucas). Acolhemos o Espírito que Deus nos envia? Então, temo-lo a habitar em nós, levando-nos a vê-lo como Pai (Carta aos Gálatas).

Reparemos também no caminho da maturação interior. «Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração» (São Lucas). Há as coisas que acontecem
na nossa vida e há o sentido que lhes damos. Há o desenho que as coisas realmente têm e a impressão com que ficamos delas. Enfim, há a sequência dos impactos daquilo que a vida nos traz e há o encadeamento do laborar interior a respeito desses impactos.

Num 6, 22-27 / Slm 66 (67), 2-3.5-6.8 / Gal 4, 4-7 / Lc 2, 16-21

Seleccione um ponto de entrega