Meditação Diária

Dia 25 | Domingo

Domingo III do Tempo Comum – Ano A / Domingo da Palavra de Deus / Último Dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

São Mateus diz: «Quando Jesus ouviu dizer que João Batista fora preso, retirou-se para a Galileia». Neste arranque para a vida pública de Jesus, aparecem já dois aspetos que a configuram. O primeiro é a oposição que Jesus enfrenta. Ele “retira-se” por ver que onde está não encontra corações abertos. O segundo aspeto é o horizonte universal da proclamação de Jesus: atravessa fronteiras e culturas. Na verdade, Jesus retirou-se para a Galileia, que muitos chamavam “Galileia dos gentios”. Era uma região de população mista, incluindo judeus e não judeus. Foi nessa ida de Jesus para a “Galileia dos gentios” que São Mateus reconheceu o que Isaías já tinha anunciado: «o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz».

São Mateus diz: «Desde então, Jesus começou a pregar: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus”». Jesus usa o modo imperativo, introduz a pressão do tempo, dá a entender ao que vem. Está aqui a inauguração solene do ministério de Jesus.

Jesus chama os primeiros discípulos. Vai direto àquilo que eles estão a fazer ou a viver. Eram quatro pescadores: dois lançavam as redes ao mar e outros dois estavam a consertá-las. Uma vez chamados, deixam tudo e seguem Jesus. “Deixar” e “seguir” aparecem diretamente associados. Não há mais explicações; não são precisas. Seguem Jesus, porque Ele os chamou. É assim a dinâmica da vocação: o chamamento vindo de Jesus é tudo o que há como justificação. Tem toda a autoridade por si.

São Paulo (1.ª Carta aos Coríntios) avança com uma recomendação à Igreja nascente, a fim de que não se ponha em causa o que é conseguido na sequência do que Jesus começou. Primeiro, Jesus arrancou com o seu ministério; agora, os apóstolos dão-lhe seguimento. Mas é preciso que o que daí resulta se mantenha sólido e credível: «rogo-vos (…) que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir».

Is 8, 23b – 9, 3 / Slm 26 (27), 1.4. 13-14 / 1 Cor 1, 10-13.17 / Mt 4, 12-23 ou 4, 12-17

Seleccione um ponto de entrega