Meditação Diária

Dia 11 | Domingo

Batismo do Senhor (Festa)

São Mateus diz: «Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Batista ao Jordão, para ser batizado por ele». Trata-se dum momento de viragem na vida de Jesus: termina a vida oculta e começa a vida pública. Jesus está todo um homem! Recebeu a sua educação, estruturou-se como pessoa, descobriu a sua vocação. Chega da Galileia como fruto dum itinerário de crescimento, de que praticamente nada se diz no Evangelho (vida oculta). Mas sabe agora o que quer: maturou diante de Deus a opção do caminho da sua vida. Por isso se vai lançar na azáfama da pregação (vida pública).

A descrição do batismo de Jesus (São Mateus) coloca diante de nós a sua investidura divina. Do céu desce o Espírito e uma voz: «Este é o meu Filho muito amado». É uma realidade que já vinha anunciada em Isaías. «Eis o meu servo, (…) o meu eleito (…). Sobre ele fiz repousar o meu espírito». É uma realidade que será também posteriormente frisada pelos apóstolos e pela Igreja. Afirma Pedro nos Atos: «Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré».

Claro que esta investidura de Jesus comporta o atribuir de uma missão. É o «para» concretizado, que vem já anunciado em Isaías: para levar «a justiça às nações»; para abrir «os olhos aos cegos»; para libertar «os que habitam nas trevas». É a capacitação resultante da dita investidura e que aparece enunciada nos Atos: «passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio», visto que «Deus estava com Ele».

Precisamos de ver como é o “Jesus proclamador” (o Jesus da vida pública). Certamente é aquele para quem teremos de olhar. Se Deus diz, virado para nós: «este é o meu Filho muito amado», então vamos ter de fazer algo relativamente ao Filho que Ele nos apresenta. Desde logo, escutá-lo: o Filho ensinar-nos-á, desafiar-nos-á. Mas este proclamador para quem vamos olhar terá um estilo já anunciado por Isaías, um estilo que junta simplicidade e determinação. «Não gritará, nem levantará a voz». Mas também «não desfalecerá, nem desistirá».

Is 42, 1-4.6-7 / Slm 28 (29), 1-2.3ac-4. 3b.9b-10 / At 10, 34-38 / Mt 3, 13-17

Seleccione um ponto de entrega