Rezemos para que os católicos ponham no centro da vida a celebração da Eucaristia, que transforma em profundidade as relações humanas e dispõe ao encontro com Deus e com os irmãos.
ORAÇÃO
Rezemos para que os católicos ponham no centro da vida a celebração da Eucaristia, que transforma em profundidade as relações humanas e dispõe ao encontro com Deus e com os irmãos.
ORAÇÃO
Jesus, Pão de Vida,
cada vez que te recebemos na Eucaristia
dás um novo sentido às nossas fragilidades,
e recordas-nos quão valiosos somos aos teus olhos.
Que a participação frequente neste sacramento
nos una cada vez mais a ti
e nos leve a viver como tu,
imitando-te na tua capacidade
para deixar-se partir e entregar-se aos irmãos,
e para responder ao mal com o bem.
Que este Pão de Vida que Tu és, Jesus,
nos dê a audácia de sair de nós mesmos
e de nos aproximarmos, amorosamente,
da fragilidade do outro.
Ámen.
A intenção de oração deste mês conduz-nos àquilo que é o centro da vida cristã: a Eucaristia. O desejo do Papa é que os cristãos realcem toda a profundidade e significado da Eucaristia, celebrada e vivida em comunidade, para que transforme as nossas relações e nos disponha ao encontro com Deus e uns com os outros.
O sacramento da Eucaristia remete-nos para a Última Ceia e para o gesto do lava-pés, onde Jesus diz aos seus discípulos: «dei-vos o exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também» (Jo 13, 5). Com o testemunho da sua vida, Jesus convida os seus amigos a viver em atitude de serviço generoso e gratuito. Por isso, o Papa Francisco fala da vida eucarística como uma atitude correta diante dos outros, de dar sem receber, com generosidade.
A lógica da Eucaristia está no facto de recebermos Jesus que nos ama e cura as nossas fragilidades para amarmos os outros e para os ajudarmos nas suas fragilidades. Aqui reside a força do amor da Eucaristia, «força do amor que se faz pequeno para ser acolhido e não temido; força do amor que se parte e se divide para alimentar e dar vida; força do amor que se fragmenta para reunir todos nós em unidade», lembra o Papa.
A Eucaristia transforma em profundidade as relações humanas, dispõe-nos a ir ao encontro de Deus e de quem vive ao nosso lado. Neste sentido, rezamos para que as nossas comunidades católicas vivam cada vez mais unidas a partir da comunhão do sacramento da Eucaristia, fonte de graça e força para uma vida espiritual mais autêntica.
ATITUDES
– Celebração da Eucaristia:
Participar na Eucaristia com renovada devoção.
– Escutar a Palavra de Deus:
Fazer da Palavra de Deus parte essencial da oração pessoal.
– Partilhar a vida:
Fazer da presença junto do outro Pão de Vida.
– Deixar-se transformar:
Partilhar as fragilidades com Jesus na oração.
– Abrir-se à missão:
Colaborar na missão de compaixão de Jesus.