Rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude os jovens a pôr-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida.
ORAÇÃO
Rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude os jovens a pôr-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida.
ORAÇÃO
Senhor Jesus,
entregamos ao teu Coração misericordioso
todos os jovens que, apesar das suas quedas,
desejam seguir-te.
O mundo precisa da sua força,
do seu entusiasmo e paixão.
Que eles, abraçando a nova vida
que lhes foi dada no Batismo,
sejam profetas de tempos novos,
capazes de levantar-se cheios de esperança
e sair pelos “caminhos de Damasco”
a dar testemunho das obras
que Tu começaste neles.
Ámen.
É chegada a tão desejada XXXVI Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023). Preparada ao longo dos últimos anos por um grande número de pessoas, acolhe agora em Lisboa mais de um milhão de jovens provenientes do mundo inteiro. São números inéditos para um evento de juventude organizado em Portugal. Por isso, a intenção de oração do Papa leva-nos a rezar para que esta JMJ Lisboa 2023 ajude os jovens a pôr-se a caminho como Maria, testemunhando o Evangelho com a própria vida.
Como lema desta JMJ Lisboa 2023, foi escolhida a citação bíblica do início da narração da visita de Maria a sua prima Isabel: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lucas 1, 39). Nestes tempos difíceis que vivemos, acabados de sair da pandemia de Covid-19 e agora no drama das guerras na Ucrânia e no Sudão, encontramos na Virgem Maria um exemplo de esperança que reabre o caminho da proximidade e do encontro.
Diz o Papa Francisco: «Depois da Anunciação, Maria teria podido concentrar-se em si mesma, nas preocupações e temores derivados da sua nova condição; mas não! Entrega-se totalmente a Deus! Pensa, antes, em Isabel. Levanta-se e sai para a luz do sol, onde há vida e movimento».
Maria vai ao encontro da prima de idade avançada que vai ser mãe. «Não se escusou, não ficou indiferente. Pensou mais nos outros do que em si mesma», completa o Papa. Rezemos então pela atitude de acolhimento, deixando-nos encontrar por Jesus e colocando-nos a caminho, como quem faz do serviço uma missão de vida.
ATITUDES
–Viver o Evangelho:
Abandonar a rotina e viver o Evangelho de forma concreta.
– Acolher o Senhor na minha vida:
Oferecer-lhe tudo o que vivo, inclusive as minhas amarguras.
– Deixar-se encontrar por Ele:
Definir uma prática concreta que renove o encontro pessoal com o Senhor.
– Levantar-se e pôr-se a caminho:
Dar testemunho, com alegria e no quotidiano, de que Cristo vive.
– Serviço à missão:
Estar disponível para a missão.