Paulo Teia, sj

Paulo Teia nasceu a 31 de maio de 1969, em Lisboa. É o primeiro de quatro irmãos. Viveu em Almada até aos seis anos. Passou parte da adolescência e juventude em Aveiro e Vila Nova de Gaia. Aos 18 anos ingressou na Universidade de Coimbra e conheceu os padres jesuítas. Descobriu a sua vocação aos 20 anos.

Prosseguiu a formação na Companhia de Jesus, estudando Filosofia na Universidade Católica de Braga. Lecionou, durante dois anos, no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso. Fez os estudos teológicos em Madrid e Paris. Foi ordenado padre em 6 de julho de 2002 e assumiu uma paróquia na margem sul do Tejo, acompanhando as famílias e crianças dos bairros sociais do Pragal. Ajudou a abrir um Centro Juvenil para ocupar e formar essas crianças.

Onze anos depois de chegar ao Pragal, pediu um ano sabático em Madrid, onde aprofundou os conhecimentos de fotografia. Fez uma reportagem fotográfica no Camboja e na Índia, junto dos mais pobres dessas sociedades, “adivasis” e “dalits”, de onde surgiu a publicação do primeiro livro de fotografias: “Namasté”. Esta forte experiência despertou o desejo de partir para as missões.

Em 2015 foi destinado à Província dos Jesuítas de Zimbabwe e Moçambique, onde ficou cinco anos.

Livros

Seleccione um ponto de entrega