fbpx

Um Santo Natal

Chegou o Natal! Mas, por incrível que pareça, já estamos há mais de um mês em ambiente natalício: as iluminações das ruas, as músicas, as compras, as campanhas, as inúmeras festas e jantares de escola, catequeses, grupos, trabalho…

Ocasionalmente, surge a oportunidade de parar um pouco e fazer um caminho interior de preparação, em especial o tempo que a liturgia da Igreja nos propõe, o Advento. Mas podemos ver nisto quase uma esquizofrenia. Por dentro, o Natal não chegou, vivemos em Advento, mas fora, à nossa volta, parece que já aconteceu, ainda por cima, desde há varias semanas!

Há uma pergunta importante a fazer: não estaremos já a viver o Natal de forma tão apressada e ruidosa que chegamos exaustos à noite de dia 24? E tão cheios de tantas coisas que quase não há espaço para o que se vai celebrar? É pena, pois o Advento, como tempo de espera, é tempo de deserto, silêncio, acolhimento, dar espaço à surpresa.

Ainda vamos a tempo de pausarmos e repousarmos neste Advento, já tão próximo do Natal. Deixemos que no dia 25 de dezembro haja verdadeira festa e surpresa. Tudo o que acontece antes é bonito, mas não é ainda a festa verdadeira. Celebrando assim o Natal, deixamos acontecer em nós o que Deus nos quer comunicar, a sua presença amorosa no meio de nós. Tal como deve ser a nossa presença uns com os outros: uma imagem deste amor.

São estes os votos de Natal do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa) em Portugal. Que Deus Menino dê a todos a sua paz e a sua alegria!

 

António Valério, sj

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega