Um olhar que se torna missão
“É preciso voltar à Palavra de Deus para reconhecer que a melhor resposta ao amor do seu Coração é o amor aos irmãos; não há maior gesto que possamos oferecer-lhe para retribuir amor por amor. A Palavra de Deus di-lo com toda a clareza: ‘Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes’ (Mt 25, 40)”.1
“O Evangelho conta-nos que se aproximou dele um homem rico, cheio de ideais, mas sem forças para mudar de vida. Então ‘Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele’ (Mc 10, 21). Consegues imaginar esse instante, o encontro entre os olhos deste homem e o olhar de Jesus? Se te chama, se te convoca para uma missão, primeiro Ele olha para ti, penetra no teu íntimo, percebe e conhece tudo o que há em ti, pousa sobre ti o seu olhar: ‘Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos […]. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos’ (Mt 4, 18.21)”.2
O olhar de Jesus é um olhar terno que escolhe, que chama, que convoca. O Evangelho conta-nos que Jesus marcou muitos encontros com o seu olhar. O seu olhar transformava os corações. Também nós temos na nossa vida olhares que nos transformaram, que nos assinalaram com uma marca indelével. Lembras-te de algum olhar que te tenha feito sentir amado ou valioso? O Caminho do Coração, no seu Passo Oito, Uma missão de compaixão, convida-nos a tornar presente neste mundo o olhar compassivo, como o de Cristo, uma missão de compaixão.
O Senhor deseja tornar presente a sua compaixão no mundo através de nós, seus discípulos. Convida-nos a ter um olhar como o seu, cheio de ternura perante toda a miséria humana. Nós somos destinatários da sua compaixão e convidados a transmiti-la aos outros. É a nossa resposta ao seu amor por nós. Retribuir amor por amor.
Nos Exercícios Espirituais, Santo Inácio convida-nos a pôr o nosso olhar na realidade, a contemplar como a Trindade olha para o mundo na sua diversidade de pessoas e situações e, ao vê-lo, decide, por compaixão, que o Filho se faça um de nós para nos salvar. É um exercício que nos ajuda a entrar no olhar de compaixão do Senhor por todos. Um olhar que se torna missão de compaixão para nos salvar. Assim, somos convidados a contagiar-nos pelo seu modo de olhar, para sairmos ao encontro dos irmãos.
“Mesmo do ponto de vista da ferida do seu Coração, olhar para o Senhor, que ‘tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas dores’ (Mt 8, 17), ajuda-nos a prestar mais atenção ao sofrimento e às necessidades dos outros, e torna-nos suficientemente fortes para participar na sua obra de libertação, como instrumentos de difusão do seu amor”.3
Podemos perguntar-nos: como olhamos, de que sentimentos e significados se carregam os nossos olhos, quando olhamos para os nossos irmãos? Que o Senhor nos dê o olhar atento e compassivo do Bom Samaritano que “viu” e parou diante daquele que estava caído no caminho e nos livre do olhar daqueles que, vendo, passaram adiante (cf. Lc 10, 25-37).
A compaixão começa com um olhar que percebe as necessidades e as dores e se detém para as aliviar. Onde? Na nossa vida quotidiana. Na simplicidade do dia a dia, devemos ser “capazes de unir o amor filial a Deus com o amor ao próximo”; pois bem, “isto é reparar conforme o que o Coração de Cristo espera de nós”4, esta é a compaixão à qual somos convidados.
“Ele te envia a fazer o bem e te impele a partir do teu interior. Para isso, chama-te com uma vocação de serviço: farás o bem como médico, como mãe, como professor, como sacerdote. Onde quer que estejas, poderás sentir que ele te chama e te envia para viveres esta missão na terra. Ele próprio nos diz: ‘Envio-vos’ (Lc 10, 3)”5.
Como podes tornar presente a compaixão de Cristo nos teus ambientes?
1 Carta Encíclica do Santo Padre Francisco sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Dilexit nos, outubro 2024, n.º 167.
2 Dilexit nos, n.º 39.
3 Dilexit nos, n.º 171.
4 Dilexit nos, n.º 182.
5 Dilexit nos, n.º 215.
Bettina Raed | Vice-diretora internacional da Rede Mundial de Oração do Papa
(In Mensageiro do Coração de Jesus, novembro de 2025)





