fbpx

Santuário do Coração de Jesus de Paray-Le-Monial adere à RMOP

O Santuário do Sagrado Coração de Paray-le-Monial, em França, aderiu à RMOP – Rede Mundial de Oração do Papa. O pedido de adesão foi feito pelo padre Etienne Kern, na celebração eucarística que assinalou a abertura do Jubileu pelos 350 anos do Sagrado Coração. O acolhimento do pedido, a entrega do documento de aprovação e a oferta de um Rosário benzido pelo Papa Francisco aconteceram no decorrer dessa Missa, no Santuário em Paray-le-Monial, em que esteve presente o diretor internacional da RMOP, P. Frédéric Fornos, sj.

De acordo com o padre Etienne Kern, fazer parte da Rede de Oração unirá mais estreitamente o Santuário de Paray-le-Monial à oração da Igreja universal, em particular por meio de um duplo compromisso. Concretamente:

– rezar pelas intenções de oração do Papa na primeira sexta-feira de cada mês. Estas intenções mensais são fruto do discernimento pastoral do Papa para viver a missão hoje, tanto pelos temas escolhidos como pela sua formulação. Este compromisso é plenamente coerente com o santuário, pois é com as aparições de Paray-le-Monial que a primeira sexta-feira do mês passa a estar associada ao Sagrado Coração.

– propor com regularidade O Caminho do Coração. Este itinerário espiritual ajuda as pessoas a entrar numa missão de compaixão pelo mundo, na escola do Coração de Jesus.

Além disso, referiu o padre Etienne, durante a celebração, “esta adesão coloca o nosso santuário em relação com toda esta rede de pessoas comprometidas com o Sagrado Coração e a missão no mundo”

“Que esta adesão do Santuário de Paray contribua para o desenvolvimento da Rede Mundial de Oração do Papa em França, tornando-a mais conhecida e suscitando outras adesões, especialmente nas paróquias e santuários consagrados ao Sagrado Coração, tanto em França como no mundo inteiro”, sustentou ainda o sacerdote, reitor do Santuário do Sagrado Coração de Paray-le-Monial.

Paray-le-Monial e a devoção ao Coração de Jesus

Recorde-se que em Paray-le-Monial, os jesuítas receberam a missão de dar a conhecer a utilidade e o valor da devoção ao Sagrado Coração, em comunhão com as Visitandinas, para que todos dele tirassem proveito e o recebessem com respeito e reconhecimento. Em 1883, a Companhia de Jesus aceitou oficialmente e assumiu com gratidão esta agradável missão a ela confiada pelo Senhor de praticar, incrementar e difundir a devoção ao seu Divino Coração.

Ao longo dos séculos, os jesuítas estiveram na origem de muitas iniciativas destinadas a cumprir esta missão. Uma delas salienta- se, pelo seu alcance e profundidade: o Apostolado da Oração, que nasceu em 1844 por iniciativa do Padre François Gautrelet, S.J. para ajudar os jovens jesuítas a serem apóstolos da oração desde o tempo de estudantes, oferecendo todas as suas ações em união com o Coração de Jesus pelo anúncio do Evangelho e pela salvação do mundo.

Em 2014, sob o impulso do Papa Francisco, o Apostolado da Oração iniciou um processo de refundação. Passou a designar-se Rede Mundial de Oração do Papa, Obra Pontifícia em 2018 e Fundação Vaticana em 2020. Esta refundação foi acompanhada por uma renovação e atualização da devoção ao Coração de Jesus e a implementação de um itinerário espiritual, O Caminho do Coração.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega