fbpx

Santidade foi tema central no Encontro Diocesano em Seia

A igreja paroquial de Nossa Senhora do Rosário, em Seia, acolheu, no dia 8 de junho, o Encontro Diocesano do Apostolado da Oração (AO), orientado pelo diretor nacional do AO, P. António Valério, sj. O Encontro contou com a presença do diretor diocesano do AO, P. Rafael Morão, sj, e com a participação dos 135 zeladores, zeladoras e associados.

A iniciativa teve especial significado já que decorreu no ano em que se completam os 175 anos da fundação do AO em Portugal. A celebração desta data tem como ponto alto a realização de um colóquio sobre o Coração de Jesus, no dia 19 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima; e a Peregrinação Nacional do AO e encerramento do Ano Missionário, no dia 20 de outubro, em Fátima.

O P. António Valério, sj falou aos participantes sobre a santidade. Apoiando-se na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, sublinhou que a santidade é para todos. Neste contexto, os membros do AO deverão encarar com naturalidade esta vocação comum de todos os batizados e propô-la sem receios às pessoas com quem se relacionam no dia a dia.

O P. António Valério, sj falou da importância dos “santos da nossa porta”, para que a santidade não seja vista como uma meta inacessível ao comum dos homens e mulheres crentes. Na verdade, a canonização é um reconhecimento oficial da santidade e não um fazer santos. A santidade acontece no quotidiano da vida de muitos crentes, em coisas como a dedicação abnegada à família, a atividade profissional e empenho em causas humanitárias e cristãs.

Depois, o diretor nacional do AO reportou-se à Nota Pastoral dos bispos portugueses relativa aos 175 anos do AO, um documento em que os bispos reconhecem tacitamente que o AO foi um valioso baluarte da fé nesses períodos em que a ideologia política dominante dificultou o exercício da missão pastoral dos bispos, padres e religiosos e continua a ser valioso na vida das paróquias pela ligação que estabelece entre a oração e a santidade.

Por fim, e após um tempo de adoração solene do Santíssimo Sacramento, o bispo diocesano, D. Manuel da Rocha Felício, presidiu à Missa Vespertina da Solenidade do Pentecostes, que contou a presença ativa do Coro Litúrgico de Nossa Senhora da Assunção, da paróquia de Seia.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega