fbpx

Ressuscitou: Está Aqui

Parece que a grande crise da humanidade e da Igreja que hoje vivemos é porque nos fomos afastando de Deus, da vida da graça, do seu amor, da esperança, de uma vida com valores morais, de uma fé mais adulta, dos sacramentos vividos a sério. Parece que é um baralho de cartas a desmoronar-se. Algo de grande, de sábio, de vivo, de fogo de amor e de esperança parece faltar. O mundo está doente, a alma do mundo está doente. E a Igreja, apesar da fé, da palavra que a alimenta, dos sacramentos, do Espírito, também está doente na vida de seus membros, das suas instituições.

Precisamos todos, neste tempo pascal, de viver a certeza que Jesus está vivo, está presente, está connosco sempre. Ele é força, graça, vida, fonte de fé, de paz, de esperança. Com fé e humildade, podemos encontrá-Lo na Igreja, como vida da sua vida, fonte de santidade e de graça, fonte de fé e de alegria. Só a vida de Jesus, a sua presença é seiva divina que percorre os ramos da Videira, que a faz dar fruto em abundância.

Não podemos desistir de O encontrar no seio da Igreja, Povo de Deus que caminha neste mundo e peregrina para o Céu. Descubramo-Lo Vivo, atuante, fonte de amor. O mundo à nossa volta precisa da nossa fé na presença de Jesus na sua Igreja.

Jesus está Vivo e presente na Eucaristia. Eucaristia com três polos: celebração, comunhão e sacrário. Cada celebração é presença d’Ele, renovação do seu mistério pascal. É fonte desse manjar celeste, o Cordeiro imolado por amor, Pão Vivo descido do Céu. Cada comunhão é a vida d’Ele dentro de nós, desse Corpo, Sangue, Alma e Divindade, momento da maior intimidade com Deus amor que vem para ficar connosco e nós com Ele. E continua presente, vivo e atuante em milhões de sacrários a rezar e a interceder por nós. É a grande presença do Ressuscitado. Cada Hóstia é Ele. Temo-Lo sempre. O mundo à nossa volta precisa da nossa fé em Jesus Eucaristia, na força e no dinamismo do amor de Jesus, o Cordeiro imolado, o Rei e Senhor do Universo.

Jesus está Vivo e presente em cada irmão, cada pessoa. O mundo precisa de descobrir a pessoa de Jesus em cada pobre, em cada doente, em cada marginal, em cada injustiçado, em cada preso. Precisa de descobrir o Ressuscitado em cada pessoa da sua família, em cada vizinho, em cada companheiro de trabalho, de escola, de universidade. Precisa de descobrir o Senhor que vive em campos de refugiados, nos milhões de drogados, nos que vivem nos desertos sem amor, sem fé, sós e abandonados. Precisamos todos de descobrir o Ressuscitado no Papa, nos bispos, nos sacerdotes, nos consagrados, nos leigos, em cada homem e em cada mulher. O mundo à nossa volta, se descobrir o Ressuscitado, será um mundo diferente, mais amante da vida humana, da liberdade, da grandeza da pessoa humana, do respeito pelos outros, decidido a viver o serviço fraterno, a partilha, a solicitude por quem sofre, pois descobre Jesus em todos.

Jesus está vivo e presente dentro de ti. No teu interior, no teu coração, na tua alma, na tua vontade, nos teus afetos, na tua sensibilidade encontrarás o Ressuscitado e viverás feliz e alegre n’Ele e com Ele. Por causa d’Ele, ajudado por Ele, poderás ser fermento de um mundo novo à tua volta. Mundo mais justo, mais pacífico, mais fraterno, mais sensível à vida, ao amor do próximo, à esperança. O mundo à nossa volta tem de descobrir o Ressuscitado que está em ti, em mim, em cada cristão. E todos cantaremos os aleluias deste precioso e belo tempo pascal. Será uma verdadeira sinfonia do amor.

 

Dário Pedroso, sj

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega