fbpx

Recriação do Apostolado da Oração analisada em Roma

Analisar o trabalho efetuado durante os últimos três anos, ao nível da recriação do Apostolado da Oração, foi o principal objetivo da reunião que congregou, de 22 a 28 de janeiro, em Roma, 17 responsáveis da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) a nível mundial. Numa verdadeira experiência de amizade e comunhão, este foi um tempo para dar rostos a nomes e funções conhecidos e para estabelecer relações pessoais, essenciais para o bom dinamismo destes processos.

Esta foi uma oportunidade para rever todo o processo desde o seu início, dando um grande espaço para a clarificação de conceitos, aplicação concreta dos seus princípios, a missão que se pretende desenvolver, as dificuldades sentidas e os modos de as superar. Na redefinição destes conceitos e princípios teve um grande destaque a apresentação dos novos estatutos, já entregues ao Santo Padre para aprovação, que está já na sua última fase de acertos.

Foi a primeira vez, após três anos do início do processo de Recriação do Apostolado da Oração, que estes representantes se reuniram. Para além da Equipa Internacional, o Padre Frédéric Fornos, sj, Diretor Mundial, o seu Assistente e a Secretária da Equipa, participaram os Coordenadores Continentais da Europa, África, América do Norte e Ásia. Os restantes participantes foram os membros do Conselho Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, vindos de Argentina-Uruguai e Portugal, e os membros do Conselho Internacional do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), vindos de França, Espanha, Paraguai, Brasil, Itália, Filipinas e Estados Unidos. Não puderam estar presentes um dos membros do Conselho Internacional da RMOP, do Canadá, um membro do Conselho Internacional do MEJ, de África, e o Coordenador Continental da América do Sul.

Um momento muito importante foi a possibilidade de conhecer mais a fundo o funcionamento das duas plataformas internacionais da RMOP – «O Vídeo do Papa» e o «Click To Pray» – e definir uma melhor forma de colaboração de todos os países nestes projetos.

O grupo teve ainda a visita do Padre Arturo Sosa, sj, Superior Geral da Companhia de Jesus, que se referiu às linhas de orientação da Companhia de Jesus para o futuro, no seguimento da Congregação Geral XXXVI, e como a recriação deste Serviço Pontifício, confiado à Companhia de Jesus, se integra nesta dinâmica de serviço à fé e à justiça, de colaboração e trabalho em rede.

Uma das consolações maiores vividas pelo grupo foram as notícias de sucessivas confirmações deste processo dadas pelo Papa Francisco, que acompanha pessoalmente os seus desenvolvimentos e aprecia particularmente os projetos internacionais que se têm desenvolvido na fase histórica que este Serviço de oração pelas intenções do Papa está a viver.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega