“Sair de novo e iniciar um novo movimento missionário”
O Dia Mundial das Missões celebra-se, este ano, a 20 de outubro. Na sua mensagem para este dia, o Papa Francisco desafia todos os católicos a «sair de novo para iniciar um novo movimento missionário», salientando que «o anúncio do Evangelho é para todos».
O Papa Francisco destaca que a missão requer o empenho de todos os fiéis, apelando a uma Igreja «sinodal e missionária ao serviço do Evangelho». Segundo o Papa, a sinodalidade (colaboração de leigos, religiosos e clero na tomada de decisões dentro da Igreja Católica) e a missão estão intrinsecamente ligadas e é urgente uma cooperação missionária concreta, tanto do ponto de vista da Igreja universal como do ponto de vista das Igrejas locais (dioceses). Inspirado pela frase «Ide e convidai a todos para o banquete», o Papa sublinha que a missão deve ser realizada com alegria e benevolência, seguindo o exemplo de Jesus.
O Santo Padre reforça que não é possível participar na Eucaristia sem se sentir movido pela missão de levar o Evangelho a todos. Aproveita ainda para elogiar a renovação eucarística promovida por várias dioceses no período pós-Covid, considerando-a fundamental para despertar o compromisso missionário.
Neste que é um ano especialmente dedicado à oração, como preparação para o Jubileu de 2025, o Papa Francisco incentiva todos os fiéis a marcarem presença na Eucaristia e sublinha que «no coração da missão, está isto: aquele “todos”. Sem excluir ninguém. Todos. Por conseguinte, cada uma das nossas missões nasce do Coração de Cristo, para deixar que Ele atraia todos a si» (Discurso aos participantes na Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias, 3 de junho de 2023).
O Santo Padre lembra também que as contribuições do Dia Mundial das Missões, em todas as paróquias, são destinadas ao Fundo Universal de Solidariedade, que a Obra Pontifícia da Propagação da Fé distribui, em nome do Papa, para apoiar as missões da Igreja em todo o mundo.

Por Pedro Perpétua





