Na igreja de São José das Taipas, em pleno centro do Porto, todos os dias, de segunda a sexta-feira, se reza durante 15 minutos pelas intenções do Papa Francisco. É assim desde o início deste ano. A ideia surgiu na sequência do convite do Santo Padre a fazer de 2024 um Ano da Oração, explica António Condé Pinto, presidente da Irmandade das Almas de São José das Taipas.
O momento de oração decorre entre as 12h45 e as 13h00, procurando chegar às pessoas que trabalham nas imediações, já que a zona da igreja é um local em que há muitos escritórios.
«Temos tido uma afluência diversificada, na faixa etária sobretudo dos 40/50 anos, que é talvez a população dominante», explica o responsável. «Nós fazemos a oração, independentemente do número de pessoas que estiver na igreja», assegura António Condé Pinto.
Para este momento de oração, a Irmandade criou um guião modelo, atualizado mensalmente em função do tema que o Papa propõe. Durante os 15 minutos de oração, as pessoas são convidadas a ter presente a intenção mensal, a meditar nas atitudes para o mês propostas pela Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) e a rezar a oração sugerida pela RMOP.
António Condé Pinto acredita que outras instituições ou paróquias podem vir a promover iniciativas semelhantes. «Nós queríamos que isso acontecesse. Até pode haver paróquias com outro enquadramento e densidade populacional que tenham mais resultado que nós».
Como a igreja de São José das Taipas (integrada na paróquia de Nossa Senhora da Vitória) está aberta durante o dia e como vão entrando pessoas regularmente, os membros da Irmandade começaram a colocar a possibilidade de dinamizar um momento de oração. «Durante o dia, divulgamos o Passo-a-Rezar na aparelhagem, mas não é a mesma coisa. Uma igreja tem de ter um tempo de oração. E foi isso que quisemos fazer», explica o responsável.
Além deste tempo na hora de almoço, a Irmandade dinamiza mensalmente uma «Oração com São José», baseada nas catequeses do Papa dedicadas a São José, com uma meditação que é divulgada através dos meios digitais e nas redes sociais.
Também mensalmente, os membros da Irmandade reúnem-se na igreja (o único templo dedicado a São José na cidade do Porto) para a Celebração da Palavra.