Portugal recebe diretores e coordenadores europeus da Rede Mundial de Oração do Papa

Os diretores e coordenadores europeus da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) reúnem-se de 8 a 13 de setembro, em Portugal. O encontro realiza-se na Casa da Torre, em Soutelo, Braga, e conta com a participação de mais de 40 pessoas, vindas de 18 países: para além de Portugal, Espanha, França, Itália, Vaticano, Alemanha, Malta, Suíça, Bélgica, Países Baixos, Suécia, Eslováquia, Eslovénia, Polónia, Dinamarca, Hungria, Áustria e Ucrânia.

A participação da Ucrânia
Apesar das dificuldades para sair do país, o diretor nacional da RMOP-Ucrânia, Vitaliy Osmolovskyy, conseguiu uma autorização do Ministério da Guerra para estar presente neste encontro e dar conta de como é possível desenvolver uma missão de compaixão pelo mundo num país martirizado há três anos pela guerra.

O acolhimento dos participantes, no dia 8, é feito pelo P. Paulo Duarte, sj, adjunto do diretor nacional da RMOP-Portugal, que vai orientar um momento de recolhimento, silêncio, oração e discernimento espiritual. Segue-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo Provincial dos Jesuítas em Portugal, P. Miguel Almeida, sj.

Os trabalhos iniciam-se no dia 9, conduzidos pelo diretor internacional da RMOP, P. Cristóbal Fones, sj, e centram-se na identidade e missão desta obra pontifícia, estando prevista a apresentação dos diferentes projetos e plataformas: O Vídeo do Papa, o Click To Pray, o Caminho do Coração, entre outros. O dia termina com uma Adoração Eucarística, em cinco línguas (português, inglês, espanhol, italiano e francês), orientada pelo Irmão José Silva Almeida, sj, Odete Alves e um grupo de jovens do MEJ de Chaves.

A realidade nos diferentes países
No dia 10 de setembro, a agenda prevê um brainstorming sobre a realidade da RMOP nos diferentes países e os projetos desenvolvidos em cada um deles. Os testemunhos e partilha de experiências são moderados pelo diretor nacional da RMOP-Portugal, P. António Sant’Ana, sj e Betânia Ribeiro. À noite, está garantida a animação por parte do grupo de fados da Universidade do Minho.

A manhã do dia 11 é dedicada ao Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) As intervenções são coordenadas pelo vice-diretor internacional da RMOP, P. Miguel Pedro Melo, sj e pelo Irmão José Silva Almeida, sj, vice-diretor nacional do MEJ. A tarde está reservada para um passeio cultural pela cidade de Braga.

Ontem, hoje e amanhã: análise e perspetivas
O dia 12 é de reflexão sobre o que significa pertencer a esta Rede Mundial de Oração e como envolver ainda mais os Provinciais da Companhia de Jesus e jesuítas, Núncios Apostólicos e Conferências Episcopais, movimentos juvenis, leigos e os grupos do Apostolado da Oração. A supervisão dos trabalhos é assumida pelo P. Cristóbal Fones, sj e pelo P. António Sant’Ana, sj.

A 13 de setembro é feito o balanço dos trabalhos e dia de regresso aos países de origem.

Atualidade

Meditação Diária

Seleccione um ponto de entrega